Seleções > A professora da floresta e a grande serpente

A PROFESSORA DA FLORESTA E A GRANDE SERPENTE

Texto: Irene Vasco

Ilustração: Juan Palomino

Editora: Pulo do Gato
No coração da Amazônia, uma jovem professora está prestes a descobrir que tem muito mais a aprender do que a ensinar.
SINOPSE A PROFESSORA DA FLORESTA E A GRANDE SERPENTE
Foto do resenhista Fabiana Zveiter
por Fabiana Zveiter

Uma homenagem, uma poesia, uma lição de vida. Irene Vasco nos fala de aprendizagens individuais, coletivas, do respeito e reverência à arte da narração oral/, aos povos antigos e às lendas sobre as quais foram construídas grandes e importantes partes da nossa nação.

A história se passa no coração da Amazônia, em um povoado chamado Delícias, onde vivem apenas cinquenta famílias indígenas. A professora recém-formada viaja muitas e muitas horas até chegar ao destino e, apesar de tantas dúvidas e incertezas, se fortalece nos livros que carrega consigo, pois, segundo ela mesma, fazem com que se sinta segura onde quer que esteja.

Ao chegar, encontra crianças ávidas por aprender e apaixonadas pelas histórias dos livros que ela trouxe. No entanto, também encontra adultos e anciãos que falam uma língua que ela não compreende.

O imenso rio que se estende ao lado do povoado alterna papéis ao longo da narrativa. É pano de fundo e protagonista; passado, presente e futuro. Em um dia de grande tempestade, transborda a ponto de se transformar numa grande serpente, mudando os rumos da história dos personagens. Em especial, a professora passa a compreender verdadeiramente o significado das palavras de Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Não bastasse a perfeição do texto de Irene Vasco para contar sobre Delícias e seu povo, as ilustrações de Juan Palomino são imensas tanto em tamanho quanto em beleza. O livro merece muito mais do que apenas uma leitura. A investigação detalhada das palavras, ações e aprendizagens dos personagens, bem como do encantamento das lendas, histórias e paisagens amazônicas retratadas na obra.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2021
País: Brasil
ISBN: 9786587704098
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 26 cm x 26 cm
Peso: 230 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Diversidade, Cultura indígena, Livro, Diferenças, Natureza, Cooperação, Diversidade cultural, Amazônia, Floresta Amazônica, Floresta, Vocação, Ancestralidade, Generosidade, Professor, Curiosidade, Bondade, Respeito, Viagem, Tradições brasileiras, União, Patrimônio cultural, Leitura, Convivência, Água, Rio, Barcos, Acolhimento, Identidades culturais, Aprendizado, Povos Originários, Educação, Tempo, Cultura, Recomeços, Leis da natureza, Gentileza, Oralidade, Esperança, O saber, Sensibilidade, Conhecimento, Patrimônio da Humanidade, Andar a pé, Caminhar, Ônibus, Tradições, Ciclo da natureza
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

CNPJ 21.796.019/0001-66

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.53