Seleções > A princesinha medrosa

A PRINCESINHA MEDROSA

Texto: Odilon Moraes

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Jujuba
Uma princesa tem medo de tudo e por isso cria as leis mais estapafúrdias. Até o dia em que conhece um menino que observa as estrelas de olhos fechados e tudo muda. O primeiro livro ilustrado escrito pelo consagrado autor e ilustrador Odilon Moraes.
SINOPSE
Foto do resenhista Camila Werner
por Camila Werner

Esta princesinha tem medo de tudo: do escuro, da solidão, da escassez... E para se proteger, usa o seu poder para criar leis pra lá de estranhas. Mas ao invés de resolver seus medos, eles vão se sobrepondo, a ponto de ela nem saber mais qual era o primeiro medo de todos. Um dia ela se perde de sua comitiva real e encontra um menino que descansa de seus afazeres à beira do riacho. Esse encontro é transformador e a princesinha começa a lidar com os seus medos. 

Este primeiro livro em que Odilon Moraes é autor-ilustrador já é um clássico da literatura infantil nacional e nele é possível perceber as marcas de sua obra. O autor parte de uma referência clássica, as histórias de princesas, para subverter os estereótipos. Ao longo do livro, a menina vai se despindo de seu papel de princesa, aprende a lidar com os seus medos e constrói a sua identidade. O uso do branco em torno das ilustrações — que às vezes parecem não estar completas ou inteiramente coloridas — não é um acaso, ele permite que o leitor tenha um respiro, faça uma pausa para a reflexão, e dá ainda mais força para as delicadas imagens.

Uma história em que a princesa descobre que no escuro dos olhos fechados ela pode entrar em contato consigo mesma. E que vai encantar leitores de todas as idades.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788561695620
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.2 cm x 20.2 cm x 1 cm
Peso: 318 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Ilustração, Prêmio FNLIJ - Criança
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto de Fadas, Conto
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Amizade, Transformação, Coragem, Medo, Amadurecimento, Princesa, Identidade, Sentimentos
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35