Seleções > A praia dos inúteis

A PRAIA DOS INÚTEIS

Texto: Alex Nogués

Ilustração: Bea Enríquez

Tradutores: Maria João Moreno

Editora: Biruta
"Quero ser inútil", responde Sofia quando questionada sobre o que quer ser quando crescer.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Os pais de Sofia lhe prometem muitas coisas incríveis quando trocam a vida na cidade por um simpático vilarejo próximo à praia. Mas não cumprem sequer um dos juramentos. E o que deveria ser um mar de rosas se transforma num caos sem o menor sentido.

Enquanto seu pai trabalha o dobro de horas da vida anterior e sua mãe silencia a angústia de não trabalhar, a garota sente falta da companhia dos dois e questiona o modo de vida desde que chegaram à nova casa: “Mas agora a minha mãe não tem uma floricultura e quase não sorri; o meu pai é o Super-homem, o Supernão ou o Sr. Resmungão e nem se lembra de abraçá-la; e ‘aqui’ só existe ar puro irrespirável”.

Seu refúgio está na amizade com Fau e Frodo. Juntos, se aventuram andando de bicicleta, apostando corrida e descobrindo novos caminhos até a praia, onde sempre encontram pessoas e suas “inutilidades”. Catar gravetos diferentes, estudar as estrelas do mar, pintar a paisagem, tocar instrumentos são consideradas por seu pai coisas inúteis, não servem para ganhar a vida. A distância entre o que Sofia sente e o que seu pai consegue perceber causa desentendimentos entre os dois e torna a vida nova ainda mais tensa.

A protagonista narra tudo em forma de carta, como uma escrita para si, uma tentativa de compreensão do vivido. E quando questionada em sala de aula sobre o que gostaria de ser quando crescer, não titubeou: “quero ser inútil”. Sofia não quer desperdiçar a sua vida ganhando dinheiro para pagar o carro se isso causa tristeza. Acena para a sua mãe e para o seu pai que os três precisam ganhar a vida de vez. Dotar a existência de sentido e de emoções, e que isso perpassa por dedicar algumas horas do dia ao "não fazer nada" ou a atividades livres.

A narrativa é uma prosa com boas doses de emoção e também bom humor, acompanhado de algumas ilustrações da artista Bea Enríquez. O leitor irá se transportar para o cenário imaginado com o desejo de sentir a descida até a praia. Com o desejo de sentir frio na barriga todos os dias. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2020
País: Espanha
ISBN: 9786556510040
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 12 cm x 0.8 cm
Peso: 200 g
Páginas: 88
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável/Tradução para crianças da FNLIJ, Prêmio White Ravens
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Novela, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Paternidade, Maternidade, Solidão, Amizade, Mãe, Trabalho, Ócio, Tempo livre, Vocação, Escola, Estações do Ano, Adolescência, Crescimento, Água, Mar, Pai, Aprendizado, Projeto de vida, Praia, Compromissos, Verão
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Livro Lab - Resenha
SOBRE ALEX NOGUÉS
Foto do autor Alex Nogués
Estudou geologia e se especializou em paleontologia e mais tarde em águas subterrâneas. Sempre escreveu e tinha o desejo de converter suas ideias em ficções, o que vem realizando atualmente.
leia mais...
SOBRE BEA ENRÍQUEZ
Foto do autor Bea Enríquez
Atua como ilustradora desde 2004 e desenvolve projetos como livros, logotipos e novelas gráficas. Também trabalha como professora de natação para todas as idades. Entre 2005 e 2010, Bea Enríquez colaborou com a Associação Profissional de Ilustradores de Madri (APIM) e foi membro do Juri do Prêmio Lazarillo 2008 representando a APIM. Nesse mesmo ano e em 2009 foi curadora das Exposições dos Ilustradores da XXXII Edição Salão do Livro Infanto-Juvenil de Madri, e da edição do ano seguinte. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35