Seleções > A ponte

A PONTE

Texto: Heinz Janisch

Ilustração: Helga Bansch

Tradutores: José Feres Sabino

Editora: Brinque-book
Um urso e um gigante se encontram no meio de uma ponte estreita, mas nenhum dos dois quer dar licença para o outro passar. Como resolverão esse impasse?
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

A obra dos austríacos Heinz Janisch e Helga Bansch é uma narrativa muito bem articulada. O espaço em que o conflito se passa é bonito, pensado em tons ternos que acalma o olhar e, por meio de colagens e elementos pontuais, facilmente leva o leitor a se reportar a um tempo e um espaço longínquo e até místico.

Entre vales e um rio, há uma ponte longa e estreita que une o topo de uma montanha à esquerda e outra à direita. Num certo dia, um gigante e um urso se topam bem no meio da ponte, ambos querem atravessar ao mesmo tempo, contudo, percebem que isso é impossível e juntos buscam encontrar uma saída.

Diálogo e bom senso são peças fundamentais na vida em sociedade. Impossível existir em coletivo sem a ponderação da palavra, a audição apurada. Existir perpassa pelo outro e exige de nós atenção e cuidado. Ceder não significa fraqueza, ao contrário, pode ser um ato inteligente e generoso em prol do bem comum. Não existe "eu" sem o "nós".

A ilustração é realizada em técnica mista, usando tinta, colagem, lápis aquarela e o grafite aparente do desenho. A experiência de leitura visual desse livro é muito interessante. Assim como o texto pede flexibilidade e um olhar à diversidade, as imagens possuem um movimento próprio e convidam o leitor a sair da zona de conforto e desdobrar os sentidos. Após resistências, ideias inviáveis e diálogo, algo se descortina para os dois e para o leitor, que acompanha tudo por meio de uma câmera em ângulos diversos. Na sequência de páginas, Helga explora várias facetas do olhar e como se fossem tomadas de câmera: ângulos, perspectivas, proximidade e distância, juntamente à linguagem das histórias em quadrinhos, criando sua narração visual.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2012
País: Áustria
ISBN: 9788574123875
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 25 cm x 0.4 cm
Peso: 160 g
Páginas: 28
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano, Láurea Altamente Recomendável - Criança da FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro sem idade, Conto
ASSUNTOS
Empatia, Diferenças, Animais, Generosidade, Diálogo, Respeito, Convivência, Urso, Convivência social, Gigante
SOBRE HEINZ JANISCH
Foto do autor Heinz Janisch
Escritor premiado, formou-se em alemão e em jornalismo na cidade de Viena.Autor de livros, peças de teatro, escreve também para a estação de rádio austríaca Orf Horfunk.
leia mais...
SOBRE HELGA BANSCH
Foto do autor Helga Bansch
A artista trabalha com pintura, escultura e maquiagem. E também atua como professora primária e desenvolve um trabalho com crianças com problemas de comportamento.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35