Seleções > A perigosa vida dos passarinhos pequenos

A PERIGOSA VIDA DOS PASSARINHOS PEQUENOS

Texto: Míriam Leitão

Ilustração: Rubens Matuck

Editora: Rocco
A passarinhada corre perigo com a ausência de árvores. Não há lugar seguro para seus ninhos e pequeninos. Reunidos, buscam uma estratégia para convencer humanos a aumentar a mata.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

O desmatamento ou o descuido das nossas florestas causam grandes impactos para todos os seres vivos do planeta, ainda mais para os pequenos passarinhos que vivem na Fazenda Brejo Novo.

Num dia chuvoso, o filhote Coleirinha despenca do arbusto onde se encontra seu ninho, para desespero de seus pais. A tensão é ainda maior ao pensarem que ele pode ser afogado pela água da chuva ou pego pelas grandes e perigosas mãos humanas. O alívio vem quando, na verdade, ele é reposto ao seu lugar seguro.

“De susto em susto, pobre mãe de passarinho.”

A partir deste episódio, os pássaros iniciam discussões sobre a falta de árvores grandes e seguras naqueles arredores. Não há árvores para todos. E juntos, organizam uma assembleia para reunirem ideias e soluções. Eis que decidem organizar algo nunca visto antes. Impactante. Que faça os humanos segurarem os queixos de tanta surpresa: um concerto de música. A ideia é questionada: como isso chamaria a atenção para o plantio e cultivo de grandes árvores?

Pois, com muito diálogo e estratégias afinadas, realizam o feito. Periquitos, Maritacas, Sabiá-laranjeira, Trinca-ferro, Canarinhos, Sebinhos, Bem-te-vis, Sanhaços, Saíras douradas e amarelas, Fogo-apagou, Andorinhas, Beija-flores, Tangará... eram muitos. Cada um cumpre seu papel no espetáculo anunciando o amanhecer. Voaram e cantaram. Um grande show da natureza próximo à casa da fazenda, aos olhos dos humanos que não tinham palavras para descrever o fenômeno.

O livro de Míriam Leitão é baseado em fatos reais como ela mesma conta numa nota no final desta edição. Uma história inventada para seus netos a partir da sua paixão pela fauna e flora que conserva em sua fazenda localizada em Minas Gerais. As aquarelas que compõem o livro são do arquiteto e artista plástico Rubens Matuck. Arte por todas as páginas, em tamanhos diversos, inclusive numa dobradura para quem está chegando ao fim da leitura.

Uma fábula sobre a luta pela sobrevivência num lugar que ainda não preserva suas maiores riquezas como deveria. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788562500541
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28 cm x 18 cm x 0.5 cm
Peso: 250 g
Páginas: 52
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Escritor revelação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Fábula e história de animais, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Amizade, Natureza, Meio Ambiente, Animais, Floresta, Brasil, Diálogo, Sobrevivência, Pássaros, Fazenda, Preservação da natureza, Proteção aos animais
SOBRE MÍRIAM LEITÃO
Foto do autor Míriam Leitão
Jornalista e apresentadora, ganhou o Prêmio Jabuti em 2012 com o livro-reportagem Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda. Atua na televisão, jornal, rádio e mídias sociais. Estreia na ficção dedicada às crianças com o livro A perigosa vida dos passarinhos pequenos, fábula baseada em fatos reais, a partir de suas experiência na preservação da fauna e da flora na Fazenda Brejo Novo.
leia mais...
SOBRE RUBENS MATUCK
Foto do autor Rubens Matuck
Escritor, ilustrador, pintor, escultor, designer gráfico e professor de arte. É formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e fez formação artística com Aldemir Martins e Samson Flexor. O consagrado artista publicou uma coleção de livros sobre os biomas brasileiros. Grande preservador do nosso meio ambiente cultiva mudas especiais em seu ateliê e as planta em espaços públicos como praças.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35