Seleções > A outra história de Peter Pan

A OUTRA HISTÓRIA DE PETER PAN

Texto: Jean-Claude R. Alphen

Ilustração: Jean-Claude R. Alphen

Editora: Salamandra
Tal como Wendy, João e Miguel, três irmãos compartilham as aventuras do menino que não queria crescer e, sem mais nem menos, dão de cara com o temível Capitão Gancho que deseja contar a sua história, mostrando que é um boa praça!
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Ler e desejar entrar nas histórias é praticamente a mesma coisa para muitas crianças ou leitores de qualquer idade. Pois bem, a aventura se inicia quando três irmãos em escadinha, tal como Wendy, João e Miguel, pedem aos pais a permissão para irem para a Terra do Nunca. A resposta é não, porque está na hora de dormir...

No entanto, o escritor e ilustrador Jean-Claude Alphen vai brincar exatamente nessa brecha de ser ou não serem os mesmos personagens da clássica trama de James M. Barrie. Desta maneira, os antigos personagens tornam-se leitores do livro de Peter Pan e escapam todos para Terra do Nunca através da janela da leitura.

Os três irmãos logo se deparam com o Capitão Gancho, contando a ele que sempre fora descrito como um sujeito horroroso. O pirata quase dorme com essa visão enfadonha sobre sua figura, os antigos textos não dizem a verdade... De supetão, o próprio Peter Pan aparece para acordar o pirata de seus delírios e fazer Wendy ler a história como o mundo todo bem conhece.

Após ouvir um longo resumo do enredo original, o Capitão propõe-se a comentar os fatos e consertar o final. Ele se diz um verdadeiro cavalheiro, bem mais educado do que o pirralho que voa. Também nunca teve mãe, nunca ouviu histórias antes de dormir, nem jamais se esqueceria de convidar o crocodilo comilão para o jantar! Será que confessando ou inventando esses argumentos o velho pirata seria finalmente convidado para viajar a Londres e conviver com novos amigos sempre que desejasse?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788516121082
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.5 cm x 20.5 cm x 0.5 cm
Peso: 84 g
Páginas: 150
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Repertório Cultural, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Metaficção, Reconto
ASSUNTOS
Família, Empatia, irmãos, Amizade, Hora de dormir, Livro, Perspectiva, Ponto de vista, Argumentação, Egocentrismo, União, Leitura, Convivência, Intertextualidade, Releitura, Educação dos filhos
SOBRE JEAN-CLAUDE R. ALPHEN
Foto do autor Jean-Claude R. Alphen
Escritor e ilustrador, carioca, passou a infância na França, terra natal de seu pai, retornou ao Brasil, terra natal de sua mãe, onde vive desde 1976. Estudou marketing e Publicidade (ESPM) e trabalhou como caricaturista no jornal O Estado de São Paulo. Desde 1990 se dedica à narrativa literária para a infância. Foi condecorado com alguns prêmios, entre eles, 2010, com Um sujeito sem qualidades - Prêmio Glória Pondé/Livro Infantil e Juvenil, em 2017, Adélia vence a categoria Ilustração Infantil - Prêmio Jabuti, e, 2018, Super é selecionado pela biblioteca de Munich para o catálogo The White Ravens.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35