Seleções > A moça tecelã

A MOÇA TECELÃ

Texto: Marina Colasanti

Ilustração: Demóstenes Vargas, Grupo Matizes Dumont

Editora: Global
A realização dos sonhos é delicadamente tramada nessa história com fios de amor, possibilidades e recomeços. Marina Colasanti teceu magistralmente um manto de palavras que nos fará refletir e emocionar.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Todos os dias, ela acordava cedinho e tecia, com amor e cuidado, do nascer ao pôr do sol. Escolhia as cores claras para apreciar o amanhecer, grossos fios cinzentos para abrandar o sol ardente, fios de prata e pontos largos para convidar a chuva a refrescar a tarde quente e belos fios dourados para aquecer os dias gelados.

“Tecer era tudo o que fazia. Tecer era tudo o que queria fazer”

Um dia a trama do destino trouxe o nó da solidão. Pela primeira vez desejou ter companhia e, seguindo seu coração, dedicou-se com entusiasmo em uma nova trama da vida. Escolheu lãs, cores especiais e seguiu tecendo...

“Aos poucos seu desejo foi aparecendo, chapéu emplumado, rosto barbado, corpo aprumado, sapato engraxado.”

Com a arte do tear conquistava tudo que precisava. Trabalhava dia após dia, tecendo caminhos, tramando sonhos, construindo sua própria história, criando vida. Era feliz! E continuou, até o dia em que seu amado descobriu o poder do tear e toda simplicidade se transformou em vaidade e opressão: sem reclamar, ela tecia os sonhos do rapaz. Tecia e entristecia

Este conto de fadas moderno de Marina Colasanti, uma das mais importantes e premiadas escritoras brasileiras vem acompanhado de delicadas ilustrações de Demostenes Vargas e bordados reais das irmãs Angela, Antônia, Marilu, Martha e Sávia Dumon, transformados em linguagem gráfica. Um conto que remonta o encantamento e o maravilhoso da literatura clássica nos coloca de frente com uma belíssima metáfora da tecitura da vida. Nascemos, crescemos e para cada etapa, propósitos de vida e felicidade. Sem dúvida, a moça tecelã soube destrinchar os nós da vida e do amor, (re) adequando sonhos e convenções sociais. 




INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2004
País: Brasil
ISBN: 9788526008915
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28 cm x 23 cm x 0.3 cm
Peso: 140 g
Páginas: 20
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Conto de Fadas, Conto, Prosa poética
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Solidão, Amor, Amadurecimento, Trabalho, Feminino, Cobiça, Protagonismo feminino, Empoderamento, Questões de gênero, Vínculos Afetivos
SOBRE MARINA COLASANTI
Foto do autor Marina Colasanti
Marina Colasanti, curadora do Clube Quindim, é uma das mais importantes e premiadas escritoras brasileiras da atualidade, colecionando inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes, fez gravura em metal, trabalhou na imprensa como editora e cronista e traduziu dezenas de livros de importantes autores da literatura universal. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Na literatura, suas obras atemporais, abordam por meio do simbólico maravilhoso questões profundas inerentes ao humano. Para a escritora, " muda a realidade externa, mas a nossa realidade interior, feita de medos e fantasia, se mantém inalteradas. E é com esta que dialogam as fadas, interagindo simbolicamente, em qualquer idade e em todos os tempos".
leia mais...
SOBRE DEMÓSTENES VARGAS
Foto do autor Demóstenes Vargas
Nascido em Pirapora-MG, em 1959. Desde pequeno Demóstenes, com olhar atento, observava as cores e formas do cerrado que se transformavam a cada pôr do Sol ou estação do ano. Motivado pela paisagem que o cercava, começou a desenhar o peixe, o Sol, a Lua, a casa, o leão do circo que acordou a cidade.Foi estudar Belas Artes na Fundação Escola Guignard, e gravura na Escola de Artes Plásticas de Varsóvia, na Polônia. Como artista plástico, participou de várias exposições individuais e coletivas. Ilustrou vários livros infantis, ganhando alguns prêmios, entre eles o Jabuti e o Altamente Recomendável da FNLIJ. Seu trabalho engloba as mais variadas técnicas como pintura, desenho, bordado e arte digital, inspirado na natureza sempre e nas memórias afetivas à beira do generoso São Francisco.
leia mais...
SOBRE GRUPO MATIZES DUMONT
O grupo Matizes Dumont é formado por integrantes de uma família de Pirapora, Minas Gerais, que se dedica há mais de trinta anos às artes visuais e gráficas e ao desenvolvimento humano. Usam o bordado espontâneo, feito a mão, como linguagem artística e instrumento de transformação social e cultural. O grupo é formado pela mãe, Antônia Zulma Diniz Dumont, o filho Demóstenes, as filhas Ângela, Marilu, Martha e Sávia. Linhas, sedas e linhos; cores, amores e partilhas, uma mãe, quatro filhas, um filho.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35