Seleções > A mancha

A MANCHA

Texto: Guilherme Gontijo Flores

Ilustração: Daniel Kondo

Editora: FTD
O alerta é necessário. São constantes e expansivos os desastres com o derramamento de óleo: uma mancha de petróleo alcança centenas de cidades e milhares de pessoas e seres vivos, na costa brasileira
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Um poema que é um libelo e um alarme contra a mancha que avança na água do mar. Após as primeiras páginas dominadas pela mancha escura, uma mancha de óleo sobre o azul marinho, deixando ver a silhueta branca de uma arraia, um polvo, um rabo de baleia, os primeiros versos já convocam o leitor a participar de uma tomada de consciência: como é que você acha / que cresce aquela mancha? E vemos imediatamente a mancha como uma garra que nos atacará, se espalhando, levando o terror cor de piche por onde ela passa... tomando e matando várias algas e conchas, peixes e outros bichos!

Com a beleza das coisas estranhas, sinistras, os versos e as imagens revelam o desastre ambiental sobre todas as coisas que se transformam em um triste lixo, depositado nas areias, nos seixos, aos pés de que vai à praia. Há pessoas que se esforçam para conter a sujidade, num trabalho que parece em vão ou tardio, enquanto muitas outras fecham os olhos — é o que evidenciam Gontijo e Kondo. A mancha insistentemente, inquebrável, avança muito mais rapidamente... Por quê?

Sabemos muito bem. Porque alguém antes não tomou para si a sua responsabilidade. Nós somos nosso próprio ambiente ecológico, humano e moral.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9788596029810
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 20 cm x 0.6 cm
Peso: 176 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia, Realismo crítico
ASSUNTOS
Consciência ambiental, Acidente, Meio Ambiente, Ecologia, Alimentação, Água, Mar, Sobrevivência, Preservação da natureza, Vida marinha, Poesia, Poesia Social
SOBRE GUILHERME GONTIJO FLORES
Foto do autor Guilherme Gontijo Flores
Guilherme Gontijo Flores nasceu em Brasília e quando menino morou em Vitória; passou por Belo Horizonte e Morretes, no litoral do Paraná, até fixar-se em Curitiba onde trabalha como professor de latim, na Universidade Federal do Paraná, e mantém atividades como poeta e tradutor. Nas horas livres, escreve poemas, histórias e canções com seus filhos.
leia mais...
SOBRE DANIEL KONDO
Foto do autor Daniel Kondo
Daniel Kondo nasceu em Passo Fundo (RS), e atualmente reside em São Paulo. Iniciou sua carreira de ilustrador na publicidade. Atualmente ilustra a coluna Últimas Palavras do jornal O Estado de São Paulo. Em 2009 participou da FLIPzona para apresentar seu trabalho sobre tecnologias digitais na produção do livro Surfando na Marquise. Em premiações deve seus trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Jabuti, sendo finalista na categoria ilustração com os livros Minhas Contas e Surfando na Marquise.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35