Seleções > A mais bela noite de Natal

A MAIS BELA NOITE DE NATAL

Texto: Sophie Beaude

Ilustração: Jérôme Ruillier

Tradutores: Irami B. Silva

Editora: Escala Educacional
Uma família a caminho da casa do avô. Neve, véspera de Natal, passeio de canoa e uma promessa de algo maravilhoso. Aprecie cada momento dessa surpreendente aventura natalina em companhia do pequeno Miguel.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

O vovô fez uma promessa natalina a Miguel. Ele terá uma grande surpresa – “uma maravilha como nunca viu”! A viagem até a casa do vovô é longa, mas o caminho é belo e Miguel aprecia o longo rio que margeia a neve que cai lá fora, ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que poderia ser tão extraordinário no mundo que mereça ser chamado de maravilhoso. 

Já é muito tarde quando a família chega à casa do vovô. Miguel está tão cansado que mal consegue abrir os olhos. Quer fazer perguntas sobre a misteriosa e maravilhosa surpresa, mas tem muito sono. Adormece.

Na manhã de Natal, bem cedinho, antes mesmo do sol raiar, vovô acorda Miguel e o leva pela floresta escura, até o lugar favorito deles: o grande lago. Dessa vez, tem uma canoa os esperando. Vovô é forte, rema muito bem e a canoa desliza silenciosamente no rio. Quando a canoa para, vovô avisa que é preciso esperar. Miguel ouve ruídos, ramos se movendo e pedaços de casca de árvore caindo do alto dos pinheiros. O que será que vovô quer mostrar? O que vai acontecer?

Esse pequeno conto natalino de Sophie Beaude nos mostra que às vezes as coisas mais simples podem ser as mais emocionantes, seja a neve caindo, um passeio de canoa ou a cumplicidade nas relações, aqui representadas pelo avô e neto. O segredo, a expectativa e a surpresa também compõem a magia do espírito natalino.

As ilustrações de Jérôme Ruillier revelam um trabalho singelo, com traços que lembram lápis, carvão e giz de cera em referência a desenhos infantis, celebrando assim a liberdade do processo criativo das crianças. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 9+
Ano: 2013
País: França
ISBN: 9788566628180
DIMENSÕES E ACABAMENTO
18 cm x 24 cm x 0.3 cm
Peso: 130 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto
ASSUNTOS
Família, Surpresa, Segredo, Mistério, Avô, Relações Humanas, Viagem, Natal, Confiança
SOBRE JÉRÔME RUILLIER
Foto do autor Jérôme Ruillier
O ilustrador Jérôme Ruillier nasceu em Madagascar e passou grande parte da sua vida adulta na França, onde estudou na École Supérieure des arts decoratifs em Estrasburgo. Dedicou por 12 anos exclusivamente a ilustração de livros infantis e em 2009 escreveu e ilustrou sua primeira história em quadrinhos Le Coeur Anvil. Posteriormente, explorando a temática dos desafios e problemas dos imigrantes africanos na França, em 2011 publicou sua segunda história em quadrinhos, Les Mohamed, baseado nos depoimentos recolhidos por Yamina Benguigui no documentário e no livro Mémoires d'igrés, l'héritage maghrébin.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35