Seleções > A ilha do tesouro

A ILHA DO TESOURO

Texto: Robert Louis Stevenson

Ilustração: Paula Puiupo

Tradutores: Samir Machado

Editora: FTD
Um pouco de rum, um mapa do tesouro, o marinheiro de uma perna só, histórias de piratas, enforcamentos, tempestades, proezas selvagens, traidores, amigos leais... e um menino de doze anos no primeiro romance do gênero de aventuras em alto mar.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

São muitas as ilhas do tesouro nos livros, nas histórias em quadrinhos, nos desenhos animados, nos jogos e nos filmes de aventura. Também devem ser muitos os tesouros enterrados pelos quintais e pela memória de jovens crianças, desde que Robert Louis Stevenson compôs sua novela de ação contínua num estilo capa-e-espada, com fogo e bolas de canhão, tumultuando as águas do oceano. Se, em 1883, quando o livro foi publicado, as travessias marítimas já não representavam mais um desafio amedrontador e as linhas férreas foram o extenso empreendimento do século XIX, é certo que havia uma lacuna na imaginação bastante propícia para esconder baús repletos de ouro — e as pessoas apenas precisavam de um mapa para encontrá-los...

De fato, coube a Stevenson a invenção do primeiro mapa do tesouro, assinalando com um X o local onde a busca literária deveria se encerrar. Aqui temos a figura de Jim Hawkins, filho do proprietário de uma pousada, como personagem e o narrador da história que viveu pelos idos de 1700. O menino, em contato com os mais diferentes tipos de gente, vai moldando a sua percepção de mundo e seus valores junto a homens de lustro, um médico atencioso, um aristocrata, seus criados, o desconfiado capitão, marinheiros honestos ou mesquinhos, esbanjadores, corsários e piratas (na verdade, são sempre os mesmos homens, o que os diferencia é somente uma ou outra bandeira que ostentam).

De um lado, está o Capitão Smollett à frente de uma expedição financiada por John Trelawney, em busca da ilha do tesouro, a partir das indicações de um velho lobo do mar que deixou o mapa nas mãos de Jim Hawkins. À bordo de La Hispaniola, no entanto, rumorejam as histórias do Capitão Jonathan Flint, enchendo a tripulação de esperanças e temores. Refazendo esses caminhos líquidos, a obra foi traduzida e adaptada por Rodrigo Machado, dentro da coleção Almanaque dos Clássicos da Literatura Universal que propõe ao leitor de hoje um livro dentro de outro livro, pois não vamos diretamente ao texto de escritores do passado, mas trata de ancorá-los ao contexto de produção da obra, oferecendo um acesso mais descomplicado aos enredos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2019
País:
ISBN: 9786580210060
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 14 cm x 2.6 cm
Peso: 599 g
Páginas: 368
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Novela, Narrativa de aventura
ASSUNTOS
Suspense, Aventura, Mistério, Viagem, Adolescência, Piratas, Água, Navio, Mar, Artimanhas, Perseguição, Esperteza, Ilha
SOBRE ROBERT LOUIS STEVENSON
Foto do autor Robert Louis Stevenson
Robert Louis Stevenson é um escritor britânico de origem escocesa, tendo nascido em Edimburgo e falecido em Apia, capital de Samoa, um país da Oceania. Foi poeta, contista, novelista, ensaísta e seu legado literário incluem crônicas de viagem, novelas de aventura, romances históricos, peças líricas e dissertações. Entre os clássicos da literatura universal ou mesmo literatura juvenil, destacam-se A Ilha do Tesouro (1883), sua famosa novela de aventuras também considerada um romance de formação, e O estranho caso do Doutor Jeckyll e o Senhor Hyde (1886), dentro da literatura fantástica ou novela de terror.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35