Seleções > A ilha

A ILHA

Texto: João Gomes de Abreu

Ilustração: Yara Kono

Editora: SESI-SP
Era uma vez uma ilha onde se tinha tudo: árvores, casas, uma montanha. Certo dia, desembarcam na ilha os continentais, parecidos, mas ligeiramente diferentes dos habitantes que já estavam ali.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Era uma vez uma ilha onde se tinha tudo: árvores, casas, praça e uma montanha, com uma cratera de vulcão no meio. Certo dia, os continentais desembarcaram na ilha. Trazidos por um navio, eram parecidos, mas ligeiramente diferentes dos habitantes da ilha. A diferença estava nas roupas, nos penteados e na maneira de falar. Rapidamente, o modo de ser dos estrangeiros passou a ser imitado, pois todos queriam se comportar igualzinho aos continentais. Mais do que isso, os ilhéus queriam SER continentais e para isso acreditavam que bastava construir uma ponte entre a ilha e o continente. 

O livro de João Gomes de Abreu e Yara Kono levanta questões ecológicas, políticas e sociais. No afã de construir a ponte que os levaria (e elevaria) até o continente, os habitantes da ilha utilizam as pedras da montanha, a madeira das árvores e a areia da praia, esgotando todos os seus recursos naturais. O paralelo entre extração e construção aparece na linguagem do texto, que coloca as ações na mesma frase, nos possibilitando refletir sobre a relação de causa e consequência entre a destruição da ilha e a construção da ponte. 

Em determinados momentos, a história usa de fórmulas de repetição como fazem os contos tradicionais, enfatizando, com esse efeito estético, o gradual processo de esgotamento dos recursos naturais e econômicos. Em prol de uma vida que consideram melhor, os ilhéus deixam suas profissões para se dedicar à construção da ponte, no que parece ser um esgotamento também dos recursos humanos. Pois a ponte é um tanto exigente, precisa ser funda, alta e o continente é muito longe. Rico em metáforas, o texto pode se desdobrar em discussões profundas sobre consumo, desenvolvimento, capitalismo, neocolonialismo, desenvolvimento sustentável, modo de vida contemporâneo, dentre muitas outras possibilidades. E onde será que essa ponte vai dar?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2014
País:
ISBN: 9788582051788
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22.5 cm x 20.5 cm x 0.5 cm
Peso: 263 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo crítico, Conto
ASSUNTOS
Consciência ambiental, Consumismo, Cobiça, Mudança de cidade ou país, Ecologia, Conflitos políticos, Moradia e habitação, Água, Recursos Naturais, Administração Pública, Identidades culturais, Mar, Sociedade, Ilha
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Resenha
SOBRE JOÃO GOMES DE ABREU
Foto do autor João Gomes de Abreu
Nascido em Moçambique em 1974, João Gomes de Abreu viveu os primeiros meses na Ilha da Madeira, onde também passou diversos verões que o marcaram pela vida inteira. Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e hoje, além de escritor, é professor de Design na Escola Superior de Comunicação Social da mesma cidade. A ilha foi seu primeiro livro publicado e com ele recebeu a Menção Honrosa do Juri na Categoria Obra Prima no prêmio da Feira de Bolonha de 2013. João Gomes também colabora com a Editora portuguesa Planeta Tangerina. 
leia mais...
SOBRE YARA KONO
Foto do autor Yara Kono
Nasceu em 1972 na cidade de São Paulo. Como primeira formação estudou Farmácia Bioquímica na UNESP, mas já durante o curso se interessava pelos desenhos. Após um estágio em uma agência de comunicação, estudou Design e Comunicação na Escola Panamericana de Arte, tendo recebido uma bolsa de estudos do Centro de Design Yamanashi, no Japão. Hoje é autora, ilustradora e designer, tendo recebido o Prêmio Nacional de Ilustração em 2010 e o Prêmio Bissaya Barreto em 2016. Vive em Portugal e faz parte da equipe da Editora Planeta Tangerina.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35