Seleções > A grande fábrica de palavras

A GRANDE FÁBRICA DE PALAVRAS

Texto: Agnès de Lestrade

Ilustração: Valéria Docampo

Tradutores: Carlos Aurélio, Isabelle Gamin

Editora: Aletria
Como faz quando se deseja falar algo especial para alguém com poucas e aleatórias palavras? O menino Philéas mostra pra gente, com emoção.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Em um certo país, existe uma fábrica que dia e noite produz palavras. As pessoas precisam comprar e engolir uma quantidade de palavras, antes de pronunciá-las... mas há palavras que custam caro e, portanto, somente quem tem muito dinheiro pode possuir. Como falar tem um preço alto, muita gente vive de catar palavras em latas de lixo ou pegá-las com suas redes de caçar borboletas, quando uma palavra ou outra surge voando pelo ar.

Philéas é um desses meninos que contam com o acaso. Ele deseja abrir o seu coração a Cybelle. Mas como falar o que sente se custa tão caro? O menino busca saídas, enfrenta inclusive a sua insegurança diante de outro pretendente bem mais dotado de palavras, se mune de coragem e pronuncia com toda emoção as únicas três palavras que tem reservadas:

Cadeira   Cereja  Poeira

Tornar-se gigante por meio das palavras ditas com o coração ou ganhar voz é algumas das nuances desse álbum ilustrado. Philéas conquista a sua garota por quem é e como pronuncia as palavras. Para sociedades em que tudo o dinheiro compra, inclusive o conhecimento, a beleza e a liberdade, se faz necessário – de vez em sempre – voltar o olhar às forças que movem o mundo, como a igualdade social e os sentimentos genuínos, como o deste protagonista.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2010
País: Bélgica
ISBN: 9788561167172
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26 cm x 24.8 cm x 1 cm
Peso: 620 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto
ASSUNTOS
Amor, Poder, Coragem, Pobreza, Diferenças sociais, Liberdade, Dinheiro, Riqueza, Bullying, Assédio moral, Inteligência, Primeiro Amor, Opressão, Palavras
SOBRE AGNÈS DE LESTRADE
Foto do autor Agnès de Lestrade
Jornalista, escritora e apresentadora de música e artes plásticas. Publicou mais de 50 livros em várias editoras e muitas de suas obras foram traduzidas em vários países. Recebeu, entre outros prêmios, o Prix Papillotes em 2010, bem como o Prix littéraire de la Citoyenneté.
leia mais...
SOBRE VALÉRIA DOCAMPO
Foto do autor Valéria Docampo
Sua formação acadêmica focou inicialmente em Belas Artes e depois se formou em Design Gráfico e Comunicação Visual pela Universidade de Buenos Aires, onde atuou como professora. Desde 2006 se dedica à ilustração infantil. Já ilustrou para editoras de 5 continentes. Em seu trabalho utiliza técnicas manuais e digitais e investiga o uso de novos métodos e materiais em uma busca constante por novas formas expressivas. Um de seus livros La Grande Fabrique de Mots foi traduzido para 30 idiomas.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35