Seleções > A galinha do vizinho bota ovo xadrezinho

A GALINHA DO VIZINHO BOTA OVO XADREZINHO

Texto: Edith Chacon

Ilustração: Fran Junqueira

Editora: Gaivota
A galinha do vizinho está diferente: agora seu ovo é xadrezinho. Nesta releitura da popular parlenda brasileira, diferentes animais botam ovos quadrados, pintados, estrelados e até em Pelotas.
SINOPSE A GALINHA DO VIZINHO BOTA OVO XADREZINHO
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Aqui, a galinha não mais bota ovo amarelinho, nem contamos até dez. A brincadeira é outra: rimar de forma livre e sem apego à realidade, dando espaço para a imaginação. Você sabe como é o ovo da galinha garnisé? É um ovo acarajé. E quem será que bota ovo com jiló? Só pode ser a galinha da vovó. Nesta brincadeira, até o pato bota ovo, mas ele virá discordar a respeito disso. Também tem ovo quadrado. Por que não?

A brincadeira remonta à parlenda da galinha do vizinho que bota ovo amarelinho, e apresenta vários animais com seus diferentes ovos. Além da intertextualidade, que convida o pequeno leitor a conhecer o repertório cultural brasileiro, as rimas instigam na criação de versos com ovos ainda mais extravagantes. O livro A galinha do vizinho bota ovo xadrezinho é o terceiro da coleção "Quer brincar de rimar?" composta pelos livros Farra no quintal e Festança, também de Edith Chacon com ilustrações de Fran Junqueira.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2022
País: Brasil
ISBN: 9786586686067
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 23 cm x 23 cm
Peso: 130 g
Páginas: 22
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Poesia, Chiste – jogo de palavras, Parlenda
ASSUNTOS
Criatividade, Nonsense, Animais, Rima, Gato, Disparates, Intertextualidade, Pato, Galinha, Poesia, Imaginação
SOBRE EDITH CHACON
Foto do autor Edith Chacon
A escritora e professora Edith Chacon é formada em letras pela PUC/SP e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. É assessora de Língua Portuguesa, responsável por projetos de leitura e produção de textos e ministra oficinas literárias para educadores, crianças e jovens. Seus poemas já foram ilustrados por diversos artistas e transformados em belos livros ilustrados dedicados à infância. Segundo a autora, sua paixão pela literatura vem de muitos anos: "A minha paixão pela literatura e , em especial, a infantojuvenil, vem desde pequenina, quando ouvia incansavelmente os contos maravilhosos recontados pelo meu pai, um homem simples, de pouca escolaridade, que carregava consigo o dom de encantar filhos e netos com suas histórias. Desde cedo me apresentou a importância de olhar e sentir as belezas da natureza e da Vida - um sonhador".
leia mais...
SOBRE FRAN JUNQUEIRA
Foto do autor Fran Junqueira
Mestre em Processos Artísticos (UERJ), Fran Junqueira desenvolve seus trabalhos a partir de uma paleta de cores vivas, personagens cativantes e utiliza técnicas digitais. Desde seu primeiro trabalho, Zo o quê? O menino do nome diferente (Semente Editorial 2013), já ilustrou mais de vinte livros, entre eles O Estranho Caso do Sono Perdido (Rocco 2016), e 50 Brasileiras Incríveis para Conhecer antes de Crescer (Record 2017). Em 2018, criou a editora Tigrito. Vive e trabalha no Rio de Janeiro em um apartamento cheio de plantas, monstros e dois gatinhos muito bagunceiros.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

CNPJ 21.796.019/0001-66

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.53