Seleções > A força da palmeira

A FORÇA DA PALMEIRA

Texto: Anabella López

Ilustração: Anabella López

Editora: Pallas
Uma metáfora da transformação e renascimento. Quando nos encontramos em situação de conflito é possível descobrirmos o poder de superação, que inicia internamente, ganha força e logo se revela ao mundo, forte e frondosa como uma palmeira.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Quando um homem se incomoda com a palmeira que está nascendo em um oásis, lugar de vida, e tenta impedir esta nova concepção, ele coloca uma grande pedra por cima de seus galhos e suas folhas. Mas será possível impedir a força da natureza que se esconda embaixo de um pedra? 


Na história de Anabella López, escritora e ilustradora argentina, vemos um vínculo intenso com a tradição oral dos contos populares, e o encantamento que carregam consigo, com ensinamentos atemporais, combustíveis para a construção desta narrativa - visual e escrita. 


Dessa paixão, nasce essa adaptação de um conto popular do Magreb, palavra de origem árabe, que significa “onde o Sol se põe”, onde os processos da natureza e a busca dos homens por obter controle é algo recorrente nesta história, que além de trazer a força da palavra escrita, revela a beleza do nascer e pôr do sol nos traços e contrastes das cores proporcionando um experiência plástica incrível. 


No meio do livro, há a proposta de pausa no uso da palavra escrita, abrindo espaço para o silêncio, uma explosão de imagem, de vida, de renascimento revelando o poder da natureza. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788567751023
DIMENSÕES E ACABAMENTO
31.4 cm x 17.2 cm x 1 cm
Peso: 500 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Responsabilidade e cidadania, Conhecimento
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano, Prêmio Jabuti - Melhor Ilustração Infantil
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Mito e lenda, Livro sem idade, Conto folclórico, Reconto
ASSUNTOS
Transformação, Natureza, Força, Coragem, Persistência, Superação, Resiliência, Sobrevivência
SOBRE ANABELLA LÓPEZ
Foto do autor Anabella López
Anabella López é uma artista argentina de coração brasileiro. Intensa não apenas nas pinceladas, Anabella nos arrebata com sua força nas cores, nos tons e mesmo no contraste das dimensões de elementos na página. Uma força que se pode dizer visceral. E por mais que López dance com seus pincéis, traços e cores conforme a narrativa, é inegável sua marcante presença pessoal em cada obra, nos tons de preto e vermelho, sempre recorrentes, sempre muito intensos. Nos elementos que remetem à arte mais primitivista, que associamos a referências africanas, mais claramente vistos em obras como A força da palmeira – ganhadora do Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração de 2015. Anabella foi professora na Universidade de Buenos Aires e hoje ministra cursos por todo o Brasil. 
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35