Seleções > A fome do lobo

A FOME DO LOBO

Texto: Cláudia Maria de Vasconcellos

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Iluminuras
Neste conto cumulativo, um lobo acorda com fome, muita fome, e sai em busca de algo para comer. Será que os animais dessa floresta conseguirão escapar?
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Parecia um dia lindo de sol na floresta, todos os animais aproveitando para curtir o dia, mas o lobo acordou com fome, muita fome e estava disposto a comer o primeiro animal que aparecesse pela frente. Porém, ele não contava com a astúcia dos outros animais, e assim um após o outro foram escapando, até que na sua busca por algo para comer chegou à cidade, na casa de uma família.

Será que uma alteração de dieta poderá saciar sua fome terrível? 

Nesta história de Cláudia Maria Vasconcelos, vemos o lobo, essa personagem sempre presente nos contos tradicionais, e seguimos sua peregrinação em busca de comida. A cada cena, a escritora se utiliza da repetição para aumentar a tensão, e sua fome só aumenta com o belíssimo trabalho de argumentação utilizado pelos animais.

Há também a intertextualidade com a história da Chapeuzinho Vermelho, com a neta de casaco vermelho e sua avozinha. Será que teremos uma reviravolta no fim da história?

As ilustrações de Odilon Moraes, com seus traços realistas e aquarelados, nos mostram sempre a alegria dos animais antes de serem abordados pelo Lobo, e depois o seu quase fim, com a assustadora boca do Lobo com dentes afiados e baba escorrendo. Nossa, que boca grande ele tem!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788573213775
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26 cm x 23 cm x 3 cm
Peso: 300 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Argumentação
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano, Prêmio Brasília de Literatura
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para sentir medo
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Suspense, Argumentação, Lobo, Animais, Floresta, Avó, Intertextualidade, Fome, Artimanhas, Esperteza, Chapeuzinho Vermelho
SOBRE CLÁUDIA MARIA DE VASCONCELLOS
Foto do autor Cláudia Maria de Vasconcellos
Ensaísta, escritora e dramaturga, atua no teatro e na literatura para crianças e jovens desde 1994. Autora dos livros críticos Teatro Inferno: Samuel Beckett (Terracota, 2012) e Samuel Beckett e seus Duplos - Espelhos Abismos e Outras Vertigens Literárias (Iluminuras, prelo); e da coletânea de contos e peças adultas A Mulher no Escuro (Ateliê, 2007), além de vários livros infantis, como A fome do Lobo, com o qual ganhou inúmeros prêmios.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35