Seleções > A festa no céu

A FESTA NO CÉU

Texto: Angela Lago

Editora: Melhoramentos
Vai acontecer uma festa no céu e os animais sem asa estão chateados por não poderem ir, mas uma tartaruga vai encontrar uma forma perspicaz de participar!
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Nesta fábula do folclore brasileiro, revisitada por Angela Lago, quem narra a história são os bichos que não possuem asa. Tem uma festa programada para acontecer à noite no céu, mas nenhum deles poderá ir. No entanto, uma tartaruga decidiu participar do evento. Imediatamente, todos os animais caçoam dela.

Sem falar nada, bem discretamente, a tartaruga põe em prática um engenhoso plano para fazer parte do festejo, sem precisar ter asas para voar. Assim que chega no alto do céu, a surpresa é geral. Ao ser indagada, a tartaruga responde matreiramente que viera voando e sai rebolando, cantando e sambando. Como ela fez para chegar ao céu, os pássaros só descobririam na viagem de retorno à terra... e, lá do alto, o Urubu-rei decide lançá-la abaixo e o casco da tartaruga, que era lisinho, fica todo quebrado.

As ilustrações de Angela Lago apresentam informações que vão além da narrativa verbal. O enquadramento das imagens é aberto e abarca diferentes acontecimentos em uma única cena, além de permitir ficar visível o contorno curvo do planeta terra.

Parte da tradição oral, esta narrativa possui outras versões. Em uma delas, em vez de ser a tartaruga a participante surpresa, é um sapo quem vai à festa. Na volta, quando ele cai, rasga a boca e fica com os olhos esbugalhados. A Festa no Céu é uma fábula com ares de anedota, mas também pode ser considerada um conto etiológico, pois explica a origem da aparência desses animais, dando destaque também à solução inteligente ao grande desafio das protagonistas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 1994
País: Brasil
ISBN: 9788506056080
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.6 cm x 25 cm x 20.6 cm
Peso: 100 g
Páginas: 28
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Livro sem idade, Conto folclórico
ASSUNTOS
Música, Folclore, Animais, Astúcia, Tradições brasileiras, Festas populares, Bullying, Artimanhas, Pássaros, Alegria, Esperteza, Festas e festejos, Dança, Jabuti ou Tartaruga
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Sacada de Mãe | Resenha
SOBRE ANGELA LAGO
Foto do autor Angela Lago
Angela Lago nasceu em Belo Horizonte. Com três anos, começou a desenhar e nunca mais parou. Rabiscava as paredes da casa, o piso do pátio, pois não havia papel que bastasse. Foi um alívio para todos quando o computador foi inventado e ela passou a usar a tela virtual, onde faz seus desenhos, seus livros e as animações do seu site. Uma das mais prestigiadas autoras brasileiras, com inúmeros prêmios aqui e no exterior, Angela Lago tornou-se responsável pela feição mais divertida e generosa dos livros mais inventivos de que temos à disposição para leitores de todas as idades.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35