Seleções > A festa do dragão morto

A FESTA DO DRAGÃO MORTO

Texto: Santiago Nazarian

Ilustração: Rogério Coelho

Editora: Melhoramentos
Três dias e três noites de festa! Que fosse uma festa interminável com os rios e os pastos correntes e prósperos, com o povo da vila em paz, o importante é acreditar que dias melhores virão...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Este é um conto que se assemelha a muitos outros com sua estrutura repetitiva ou acumulativa, o final em suspense numa casinha aos pés de uma montanha, além do lago, depois da floresta... Mas é um conto de vocação para a farsa, uma sátira, e assim a história escrita por Santiago Nazarian poderá ser lida em vários registros. Vejam só, tudo começa numa festa, com a certeza viva de homens e mulheres, velhos e crianças: mataram o dragão.

No meio de sons de violas e violinos, vozes, cheiro de tortas doces, churrasco, bebidas, dança, numa descrição caudalosa envolvendo toda gente, surge uma dúvida: quem matou o dragão? a quem deveriam prestar homenagens, fazer uma estátua, entregar a chave da vila? a quem seus corações seriam eternamente gratos?

Então foi que o povo do lugarejo olhou a si mesmo e confirmou que ninguém ali teria tido força, coragem ou estratégia para matar um dragão. Logo acreditaram que só poderia ser o desconhecido herói aquele sujeito no final da floresta... Os homens diziam que era ele um grande figura, as mulheres suspiravam: tão lindo, tão sozinho! Os velhos e as crianças já o admiravam. Todos na vila desejaram conhecer de perto o Salvador... E todos se colocaram em marcha para o lugar distante, em turnos separados, cada grupo trazendo da visita sem sucesso novos e estranhos sentimentos para a festa.

Todos fizeram muito barulho, fizeram também passeatas de lá pra cá — e os leitores podem fazer uma boa leitura para os dias tumultuados de hoje também.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788506083246
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.7 cm x 20.9 cm x 0.5 cm
Peso: 216 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Anedota, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Poder, Floresta, Animais reais e imaginários, Homem invisível, Responsabilidade, Dragão, Festas e festejos, Inconsequência, Ignorância, Opressão, Direitos do povo, Governantes, Sátira
SOBRE SANTIAGO NAZARIAN
Foto do autor Santiago Nazarian
Nascido em São Paulo, o escritor Santiago Nazarian possui uma dezena de livros publicados para o público juvenil e adulto, com personagens que são dragões, vampiros, jacarés e outras criaturas. É formado em publicidade e propaganda, filho de artista plástica e mãe escritora, já foi vendedor de livraria, redator publicitário, professor de inglês, praticou body art e tem traduzido livros para todas as idades.
leia mais...
SOBRE ROGÉRIO COELHO
Foto do autor Rogério Coelho
Rogério Coelho é paulista, paulistano, mas mora em Curitiba há muitos anos. Quadrinista e ilustrador, trabalhando nos últimos anos fortemente com o desenho digital, já colaborou com mais de cem livros para editoras brasileiras e o mercado estrangeiro, mantendo igualmente uma produção de projetos autorais em histórias em quadrinhos e livros de imagem, por vezes, mesclando as duas linguagem. Conquistou vários prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti em 2012 e 2016, respectivamente com os títulos Mundo leitor: linhas da vida (categoria didático e paradidático) e O barco dos sonhos (ilustração de livro infantil ou juvenil).
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35