Seleções > A curiosidade premiada

A CURIOSIDADE PREMIADA

Texto: Fernanda Lopes de Almeida

Ilustração: Alcy Linares

Editora: Ática
As perguntas de Glorinha não têm fim! Será possível atender à inquieta curiosidade da menina?
SINOPSE
Foto do resenhista Felícia Fleck
por Felícia Fleck

Glorinha é menina perguntadeira. O vizinho não tinha sossego. A cozinheira não podia trabalhar quieta. A professora já estava desesperada. As visitas ficavam constrangidas. E os pais – coitados! – não aguentavam mais as perguntas que saíam em disparada pela boca da menina.

Sorte que perto da casa deles vivia Dona Domingas, professora velhota por fora e novinha por dentro, sempre disposta a dar bons conselhos, com muita gentileza e humor. Depois de analisar o caso, ela dá seu veredicto: trata-se de curiosidade acumulada.

Os pais, em um primeiro momento ficam preocupados, mas logo tratam de encontrar jeitos de responder às intermináveis inquietações da filha.

Fernanda Lopes de Almeida, com muita graça e leveza, nos remete a um universo tão comum às crianças pequenas: a idade dos porquês! As ilustrações de Alcy Linares, com traços ágeis típicos de cartuns e o uso de balões de fala, trazem a linguagem dos quadrinhos para o universo do livro ilustrado brasileiro.

Um clássico do final dos anos 1970, A curiosidade premiada continua falando às crianças de hoje e a seus pais, e fazendo nossos olhos brilharem diante de um mundo tão vasto a ser descoberto e contemplado!


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: n.d.
País: Brasil
ISBN: 9788508114306
DIMENSÕES E ACABAMENTO
14 cm x 21 cm x 0.3 cm
Peso: 440 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Conhecimento, Repertório Cultural, Argumentação
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável - Criança da FNLIJ, Prêmio APCA de Melhor Livro Infantil
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto
ASSUNTOS
Família, Cotidiano, Criança, Curiosidade, Fase das perguntas, Fase dos porquês, Filhos pequenos, Educação dos filhos
SOBRE FERNANDA LOPES DE ALMEIDA
Foto do autor Fernanda Lopes de Almeida
Fernanda Lopes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro e é formada em psicologia, profissão a qual dedicou 25 anos de sua vida. Começou a escrever histórias com sete anos de idade. Seu primeiro livro publicado, Soprinho, foi o vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 1971. Sua avó paterna era a escritora Júlia Lopes de Almeida, uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras (ABL), e seu avô paterno era o poeta e jornalista Filinto de Almeida.
leia mais...
SOBRE ALCY LINARES
Foto do autor Alcy Linares
Começou a desenhar quando criança e seu primeiro trabalho com ilustrações foi aos 16 anos em anúncios de propaganda. Ingressou no curso de arquitetura e, nesse mesmo período, trabalhou como ilustrador em diversos jornais e revistas. Seus principais trabalhos foram publicados no Pasquim, Movimento, Versus, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Exame, Diário Popular, Senhor, Veja e Isto É. A partir de 1976, sua carreira se direciona à ilustração infantil, quando ilustrou pela primeira vez um livro infantil. Já realizou capas para os livros dos escritores Luis Fernando Veríssimo, Carlos Eduardo Novaes e Stanislaw Ponte Preta. É autor de vários livros, entre eles: O dia em que eu fiquei sabendo, Papai e mamãe estão se separando e Meio dia macaco assobia.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35