Seleções > A cor de Coraline

A COR DE CORALINE

Texto: Alexandre Rampazo

Editora: Rocco
Quantas cores de pele existem? Da primeira à ultima página deste livro, na companhia de uma garotinha que reconhece sua própria cor de pele, veja como ser gente pode ser colorido!
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Pedrinho pede: “Coraline, me empresta o lápis cor de pele?”

Imagine a cara de ponto de interrogação da menina... Diante de tantas cores e tons de pele, a qual matiz o amigo se refere? Uma super dúvida para a cabecinha de Coraline que logo fica a maquinar uma resposta...

Ela pensa em dar a ele o lápis verde porque acredita que se fossem do planeta Marte, seriam todos verdes. Mas, se fossem originários lá de Onde Judas Perdeu as Botas, certamente, rosa seria a cor de suas peles, para sujeitos de um lugar tão diferente, uma cor de pele comum não cairia bem. Hum... amarelo! Taí, Coraline imaginou todos como um peixe dourado com suas peles pintadas de lápis amarelo. Pedrinho segue com a mão esticada, aguardando o bendito lápis cor de pele! Porém, os pensamentos de Coraline foram parar no país dos envergonhados, onde todos seriam vermelhos, ah sim, vermelhos de vergonha!

É assim que Coraline passeia pelas cores de sua caixa com 12 lápis, na verdade, questionando-se sobre a possibilidade de escolher uma única cor de pele. O mundo é repleto de gente diferente, de origens diferentes. Enquanto o amigo espera, Coraline olha para si mesma e escolhe.

Com este livro, Alexandre Rampazo contribui para derrubar um costume muitas vezes arraigado em nossas escolas; há ainda quem prefira os lápis próximos ao tom do rosa claro para representar a pele humana, numa prática que reduz a uma única cor um país tão multirracial como o nosso.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5
Ano: 2017
País:
ISBN: 9786589642022
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28.7 cm x 21.8 cm x 0.8 cm
Peso: 395 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Diversidade, Protagonismo negro, Empatia, Infância, Criatividade, Representatividade, Identidade, Preconceito, Desenho, Cores e Formas, Fantasia, Cultura, Imaginação
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Portal Lunetas | Artigo
SOBRE ALEXANDRE RAMPAZO
Foto do autor Alexandre Rampazo
Em se tratando de livro ilustrado, o paulistano Alexandre Rampazo é um dos artistas brasileiros mais premiados da atualidade. Formado em Design pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, atuou em diversas áreas das artes visuais mas atualmente se dedica às narrativas literárias para a infância. Escreveu e ilustrou Orbitar, Coisas para deslembrar, O que é que isso é?, Imensamente pequeno, Eustáquio, o mágico magnífico, Um belo lugar, Pinóquio – O livro das pequenas verdades, A história do pássaro e o realejo, Se eu abrir esta porta agora…, Aqui, bem perto, A cor de Coraline, Este é o Lobo entre outros. Ilustrou também textos de outros autores e tem por volta de 70 livros editados.No Prêmio Jabuti, já teve por 9 vezes obras finalistas e 3 livros vencedores. É Hors Concours do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil tendo recebido esta premiação em 6 oportunidades. No Prêmio Biblioteca Nacional foi laureado com 2º e 3º lugar e ainda recebeu o Premio Fundación Cuatrogatos; selos “Altamente Recomendável” FNLIJ; Troféu Monteiro Lobato; selos Cátedra Unesco e tem obras no clube de leitura ODS da ONU. Participou da 26th Biennial of illustrations Bratislava, seus livros estão nas listas “30 melhores livros infantis – revista Crescer” e tem obras selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ’s Selection Bologna Children’s Book Fair. Seus livros foram publicados no Brasil, América Latina e Europa.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35