Seleções > A contradição humana

A CONTRADIÇÃO HUMANA

Texto: Afonso Cruz

Editora: Peirópolis
Situações e fatos simples na perspectiva dos adultos são fonte de mistério e curiosidade para a criança. Como pode alguém comer muito açúcar e continuar amargo?
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Uma criança se vê rodeada de acontecimentos paradoxais: a tia gosta de pássaro, mas o prende na gaiola; o vizinho toca música triste e fica feliz com isso; a prima que, quanto mais rodeada de gente, mais solitária se sente... Com um curioso jeito infantil de olhar o mundo, Afonso Cruz apresenta treze situações de incoerência comuns às pessoas. Algumas de fácil explicação, como o espelho refletir os lados invertidos, mas a parte de cima e de baixo se manterem no mesmo lugar. Já outras, de maior reflexão, convidam o leitor a pensar em suas próprias contradições. Quais divergências conseguimos encontrar por aí?

As pistas que indicam que o narrador desta crônica bem humorada é uma criança estão na linguagem e no conteúdo do texto. Um dos detalhes que deixam claro é a comparação de dedos compridos com as longas aulas de matemática, como também a pergunta sobre a razão de se usar óculos quando se tem telescópio. São observações que apresentam o olhar de quem está conhecendo e descobrindo a vida.

Na capa do livro, a ilustração remete à contradição do Sr. Oliveira, administrador do prédio, que olha para os lados antes de atravessar a rua, mas incapaz de ver uma pessoa pobre enquanto caminha por aí... As ilustrações foram feitas pelo próprio autor português, usando unicamente vermelho, branco e preto. A tipografia mistura letra cursiva e letra de forma, sendo a caixa alta muitas vezes utilizada para realçar visualmente as declarações a respeito das contradições.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788575963357
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.7 cm x 19.5 cm x 26.5 cm
Peso: 280 g
Páginas: 29
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Argumentação, Contradição, Nonsense, Humor, Cidade, Criança, Língua portuguesa, Filosofia, Espaço urbano, Vizinhança, Convivência, Disparates, Absurdo, Invisibilidade social, Ser Humano, Vizinhos, Lógica, Ironia
SOBRE AFONSO CRUZ
Foto do autor Afonso Cruz
Afonso Cruz é um escritor, realizador de filmes de animação, ilustrador, designer e músico português. Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio, nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Desde 2008, ano em que se iniciou na escrita, publicou mais de trinta livros, entre romances, teatro, não ficção, ensaio e álbuns ilustrados. Colabora regularmente em jornais e revistas e os direitos dos seus livros foram vendidos para mais de vinte línguas.Alguns prêmios e distinções: Prêmio Literário Maria Rosa Colaço, Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco, Prêmio da União Europeia para a Literatura, Prêmio Autores para Melhor Ficção Narrativa SPA, Prêmio Fernando Namora, Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil (FNLIJ), Grande Prêmio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga/Associação Portuguesa de Escritores e Prêmio Nacional de Ilustração.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49