Seleções > A charada da bicharada

A CHARADA DA BICHARADA

Texto: Alice Vieira

Ilustração: Madalena Matoso

Editora: PubliFolha
Os animais estão escondidos nas ilustrações. Nos versos dos poemas, você encontra as pistas para desvendar as charadas desse livro divertido.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

A charada da bicharada é um livro-brincante que traz animais escondidos nas ilustrações. Para ajudar o leitor a descobrir a resposta, há um poema charada em cada página dupla com descrições enigmáticas dos bichos.

Ao se deparar com essa obra, o leitor se vê instigado a olhar primeiro para as imagens, grandes e multicoloridas. Encontrar algum animal camuflado entre os desenhos pode ser uma tarefa mais fácil ou mais difícil, dependendo da página em que se encontra, demandando a leitura do texto e da imagem em conjunto, chamando o leitor para ouvir as pequenas pistas que descrevem o animal escondido em versos. 

Na obra das portuguesas Alice Vieira e Madalena Matoso, a brincadeira de esconde-esconde já começa na folha de guarda, que traz um camaleão camuflado em uma mala colorida. Em alguns desenhos, o disfarce vem como um mosaico, em outros em sobreposições de cores e formas se inserindo na paisagem de forma tão sutil que é preciso atenção minuciosa para perceber. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2015
País: Portugal
ISBN: 9788582330821
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28 cm x 22 cm x 1 cm
Peso: 458 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio Nacional de Ilustração de Portugal
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia, Livro de caça-objetos, Adivinha, Livro-jogo e livro-brincante
ASSUNTOS
Brincadeiras, Diversão, Portugal, Poesia, Poesia Portuguesa
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Resenha
Resenha 2
SOBRE ALICE VIEIRA
Foto do autor Alice Vieira
Alice Vieira nasceu em Lisboa em 1943 e iniciou sua carreira como jornalista. Também contribuiu para a realização de diversos programas infantis na televisão portuguesa. Em 1979, publicou Rosa, minha irmã rosa, seu primeiro livro que já está em sua 34a edição em Portugal. De lá pra cá, publicou dezenas de livros que a tornaram a uma das mais importantes autoras infanto juvenis portuguesas, além de ter sido indicada duas vezes para o Prêmio Hans Christian Andersen.
leia mais...
SOBRE MADALENA MATOSO
Foto do autor Madalena Matoso
Madalena Matoso é uma autora e ilustradora portuguesa, formada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e com pós-graduação em Design de Gráfico Editorial pela Faculdade de Belas-Artes de Barcelona. É co-fundadora do Ateliê Planeta Tangerina, que mais tarde se transformou na editora portuguesa de mesmo nome. Recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Nacional de Ilustração (Portugal), o Prêmio Ilustração de Livro Infantil Festival de BD Amadora, o Prêmio Autor SPA/Livro infanto-juvenil, e menções no “Children’s Picture Books”, da Feira de Direitos de Nova Iorque e na Feira de Bolonha na categoria Arte, Arquitetura e Design. É professora de ilustração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35