Seleções > A casa do bode e da onça

A CASA DO BODE E DA ONÇA

Texto: Angela Lago

Ilustração: Angela-Lago

Editora: Rocco
O Bode e a Onça constroem uma casa juntos sem saber: um trabalha pela manhã e outro, à tarde. Quando finalmente se encontram, cada bicho reivindica para si a propriedade da morada. Mas afinal, de quem é a casa?
SINOPSE
Foto do resenhista Elzilene Nóbrega
por Elzilene Nóbrega

A onça queria uma casa para morar e começou a trabalhar pela manhã na construção da sua morada. Tirou a tarde para descansar, pois os bichos sabem da importância do tempo de descanso. O bode também queria uma casa e foi construir justamente no terreno planejado pela onça. Trabalhou a tarde todinha e descansou na manhã seguinte. No tempo do descanso de um, o outro trabalhava. Assim, rapidamente, a morada foi erguida e a confusão instalada: afinal, de quem é a casa?

As cores iniciais das páginas, ora lilás, ora laranja, evidenciam uma alternância entre a onça e o bode; manhã e tarde. Porém, quando os dois bichos finalmente se encontram na casa, uma nova cor é inserida na página, indicando uma mudança no tempo da narrativa. Os traços aparentemente ingênuos e inábeis remetem à estratégia da autora de desenhar como uma criança, brincando com a mão trêmula sob o mouse. Ela alcança, desse modo, uma simplicidade simbólica dinâmica e sempre em processo, do inacabado como algo vivo a ser completado pelo leitor.

Nesta divertida história, oriunda da tradição oral, parece que ouvimos a escritora e ilustradora mineira, Angela Lago, recontar a sua versão, com recursos da oralidade. Assim, como as histórias populares, Angela acrescenta seu ponto e encerra o conto.  

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 9+
Ano: 2005
País: Brasil
ISBN: 8532518052
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.8 cm x 21.4 cm x 0.2 cm
Peso: 180 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Conto folclórico, Reconto
ASSUNTOS
Suspense, Diferenças, Perspectiva, Casa, Animais, Diálogo, Tolerância, Moradia e habitação, Disputa, Artimanhas, Acaso, Esperteza, Bodes e cabras, Onça
SOBRE ANGELA LAGO
Foto do autor Angela Lago
Angela Lago nasceu em Belo Horizonte. Com três anos, começou a desenhar e nunca mais parou. Rabiscava as paredes da casa, o piso do pátio, pois não havia papel que bastasse. Foi um alívio para todos quando o computador foi inventado e ela passou a usar a tela virtual, onde faz seus desenhos, seus livros e as animações do seu site. Uma das mais prestigiadas autoras brasileiras, com inúmeros prêmios aqui e no exterior, Angela Lago tornou-se responsável pela feição mais divertida e generosa dos livros mais inventivos de que temos à disposição para leitores de todas as idades.
leia mais...
SOBRE ANGELA-LAGO
Foto do autor Angela-Lago
Angela-Lago nasceu em Belo Horizonte. Com três anos, começou a desenhar e nunca mais parou. Rabiscava as paredes da casa, o piso do pátio, pois não havia papel que bastasse. Foi um alívio para todos quando o computador foi inventado e ela passou a usar a tela virtual, onde faz seus desenhos, seus livros e as animações do seu site. Uma das mais prestigiadas autoras brasileiras, com inúmeros prêmios aqui e no exterior, Angela-Lago tornou-se responsável pela feição mais divertida e generosa dos livros mais inventivos de que temos à disposição para leitores de todas as idade.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35