Seleções > A caminho de casa

A CAMINHO DE CASA

Texto: Silvia Corrêa

Ilustração: Cárcamo

Editora: Edições de Janeiro
A angústia de perambular pelas ruas sem mãe, correndo perigos. Aperto no peito é ler este livro, na torcida por um final feliz.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

É bem possível que ao ler a primeira página deste livro você deseje encerrar a leitura. Mas, é preciso seguir. E permanecer em cada passagem vagarosamente. Primeiro, porque as ilustrações de Cárcamo pedem que o olhar se demore nos detalhes e então possa fisgar pistas do que está acontecendo. Segundo, porque o texto é um alerta ao real que por vezes se ignora, e que guarda em suas entrelinhas duas histórias possíveis.

O protagonista narra a solidão e o perigo de viver pelas ruas, sem mãe, na companhia de seus irmãos. Até o dia em que são levados embora pelos homens do furgão e passam a viver reclusos em celas, onde lhes são ofertados comida e banho de sol. Há dias mais agitados por lá, visitas chegando para tratar sobre adoção. Gente de todo jeito examinando-os, “Alguns sorriam, outros faziam aquela cara torta de quem não gostou do que viu.” Não deve ser nada fácil encarar olhares e ouvir comentários de que sua “raça” não agrada a alguém. E então surge uma moça que sorri, lhe toca, as grades se abrem, a história se encaminha para o desfecho, que surpreende e emociona. É ler e correr para um abraço bem carinhoso. Da mãe, do pai ou de quem se faz casa.

O abandono e a adoção são tratados numa via de mão dupla, palavras e aquarelas se entrelaçando para fazer arder aos olhos de quem lê uma cruel realidade de tantas infâncias e animais. Quando um livro se propõe a levar a dor do outro, que vive do lado de fora, para dentro da casa do leitor, ou de sua escola, ele está se fazendo instrumento para que não nos anestesiemos diante do que vemos corriqueiramente. É a arte buscando resgatar nossa indignação, compaixão, empatia, senso de coletividade e, principalmente, desejo por transformação. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788567854328
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 20 cm x 0.8 cm
Peso: 662 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para sentir medo, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo crítico, Conto
ASSUNTOS
Cachorro, Infância, Rua, Amor pelos animais, Companheirismo, Abandono, Proteção aos animais, Adoção
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Ler o mundo - Leitura
Folha - Folhinha
SOBRE SILVIA CORRÊA
Foto do autor Silvia Corrêa
Graduada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), atuou como repórter por mais de vinte anos a serviço da Folha de São Paulo, TV Record, SBT, Cultura, Globo e Gazeta. Decidiu abraçar sua paixão: os animais e se graduou como veterinária. Na Medicina Veterinária, é mestre em Clínica de Pequenos Animais, com especialização em Neurologia e Medicina Intensiva. Juntando os dois mundos, tem capacitação em Comunicação na Área Médica e especialização em Neurociência e Comportamento Humano. Assina a coluna quinzenal “Sílvia Corrêa”, em Ciências, na qual traz o olhar científico sobre fatos cotidianos. Antes, era responsável pela coluna semanal Bichos, dedicada à nossa relação combos animais de estimação, inicialmente publicada no caderno Cotidiano e depois editada na Revista São Paulo.
leia mais...
SOBRE CÁRCAMO
Foto do autor Cárcamo
O artista Gonzalo Ivar Cárcamo Luna, ou simplesmente Cárcamo, nasceu em 8 de fevereiro de 1954, em Los Angeles, uma pequena cidade ao Sul do Chile. Antes de concentrar-se nas artes plásticas, tendo a aquarela como sua melhor técnica de expressão, ele percorreu uma longa trajetória como ilustrador, atuando com desenho animado, publicidade, jornalismo e literatura. A partir do ano 2000, aliou a escrita à paixão de pintar aquarela e de ilustrar livros para crianças. Ele publica, então, seus primeiros livros: Modelo vivo, natureza morta (Paulus, Berlendis & Vertechia), Lorotas da Cobra Gabi, A Fantasia do Urubu Beleza (Melhoramentos), Thapa Kunturi” e Gelo nos trópicos (Companhia das Letrinhas). Além de ilustrar livros, Cárcamo gosta de pintar ao ar livre e dar aulas de aquarela em seu atelier situado no coração da Vila Mariana, em São Paulo.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35