Seleções > A boca da noite

A BOCA DA NOITE

Texto: Cristino Wapichana

Ilustração: Graça Lima

Editora: Zit
O que será mais belo, bom e proveitoso: o dia ou a noite? As crianças da aldeia são diferentes das crianças da cidade? Descubra o mergulho do sol nas sombras dos sonhos...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Dois irmãos correm apressados através da mata para ver o espetáculo do mergulho do sol no rio, este sol que feito um fruto maduro vai espalhar muito vermelho nas páginas do livro ilustrado por Graça Lima, a partir de um conto de Cristino Wapichana, contemplado com menção honrosa no Concurso FNLIJ/UKA Tamoios para Textos de Escritores Indígenas 2014.

Narrado em primeira pessoa, o conto nos conduz rumo à infância de Kupai, começando, numa tarde, ao lado do irmão Dum, assistindo pela primeira vez o pôr do sol do alto da Pedra do Trovão e as transformações que a luz faz sobre as águas, a vegetação e os horizontes longínquos. Tal impacto sobre o menino revela quão mágico pode ser o pensamento, quando se deseja ver a natureza com simplicidade e espírito animista, animado. O texto, no entanto, mesclará também aspectos do cotidiano familiar, como a obediência aos pais ou o respeito às atividades em horários precisos, ainda que marcados pelo relógio cíclico do céu, a hora da vigília e do sono, a hora do interlúdio ao trazer histórias para a roda da comunidade.

Pois é esse espaço real das dúvidas que cria a aventura de Kupai — ele e o irmão correndo para ver a boca da noite que devora tudo no mundo, assustadoramente, uma boca sem corpo com dentes pontudos e enormes, no meio de nuvens escuras e chuva... Filhos de homens da cidade ou da aldeia, não importa: todas as crianças têm seus medos, anseios, curiosidades.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788579331077
DIMENSÕES E ACABAMENTO
29.4 cm x 20.8 cm x 0.4 cm
Peso: 581 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Ilustração, Prêmio FNLIJ - Criança, Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Cultura indígena, Cotidiano, Natureza, Coragem, Descoberta, Amadurecimento, Floresta, Identidade, Sonho, Ancestralidade, Obediência, Curiosidade, Moradia e habitação, Comunidade indígena, Aldeia
SOBRE CRISTINO WAPICHANA
Foto do autor Cristino Wapichana
Cristiano Wapichana é autor indígena do estado de Roraima, também músico, compositor e contador de histórias, com vários textos publicados no cenário de leitura para crianças e jovens, resgatando valores tradicionais e culturais importantes para a formação da sociedade brasileira.
leia mais...
SOBRE GRAÇA LIMA
Foto do autor Graça Lima
Formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ e fez o Mestrado na PUC-Rio. Ganhou vários prêmios com seu trabalho, entre eles os da FNLIJ Prêmio Luis Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor para o Jovem e muitos Altamente Recomendável. Foi indicada entre os finalistas para o prêmio Jabuti muitas vezes e recebeu em 1982, 1984 e 2003 este prêmio na categoria de ilustração. Fora do Brasil recebeu quatro vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos Internacionais como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt, na Alemanha, o Catálogo da Feira da Brastslávia; e o Catálogo Brazil a Bright Blend of Colours, feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros. Também atua como professora de Metodologia Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35