Seleções > A banana

A BANANA

Texto: Mary França

Ilustração: Eliardo França

Editora: Somos (Ática)
O rato pede ao galo para entregar uma banana ao bode, mas o galo come a fruta... A partir daí, tudo pode acontecer!
SINOPSE A BANANA
Foto do resenhista Fabiana Zveiter
por Fabiana Zveiter

Vire as páginas deste livro para acompanhar uma lenga-lenga com um ratinho, um galo, um porco, um sapo, um pato, um gato e muitas frutas que desaparecem pelo caminho... A estrutura de repetição da história, o uso de palavras simples e as ilustrações cheias de detalhes fazem com que esse título seja um dos favoritos dos bebês e das crianças que ainda não foram alfabetizadas, além de leitores um pouquinho maiores também.

Os animais e as frutas que aparecem ao longo das páginas são elementos muito presentes no dia a dia. Assim, as crianças que estão passando pela introdução alimentar e também aquelas aprendendo a ler e escrever vão se encantar pelos elementos da obra.  Para mães, pais, professores e cuidadores em geral é possível ir muito além... O livro de Mary e Eliardo França pode levar tanto a uma conversa sobre a importância de compartilhar, quanto a um papo sobre como devemos respeitar os combinados dentro e fora de casa.

Essa obra clássica faz parte da espetacular coleção Gato e Rato. Publicada desde 1978, a coleção traz histórias curtas e envolventes, lindamente ilustradas, contribuindo decisivamente para a formação leitora de muitas crianças ao longo dos anos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788508181742
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.3 cm x 22 cm x 19 cm
Peso: 70 g
Páginas: 16
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Conhecimento
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Chiste – jogo de palavras, Anedota
ASSUNTOS
Surpresa, Animais, Gato, Escolhas, Frutas e Flores, Alimentação, Responsabilidade, Pato, Fome, Aprendizado, Compromissos, Hábitos alimentares, Introdução alimentar, Sapos e rãs, Decisões, Rato, Porco, Hora de comer, Bodes e cabras
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Coletivo Leitor
SOBRE MARY FRANÇA
Mary França estreou na literatura infantil, em 1973, com o livro O menino que voa. Cinco anos adiante, em parceria com Eliardo, viria publicar os primeiros títulos da famosa coleção Gato e Rato, unindo narrativas breves, bem humoradas e cativantes a ilustrações de grande vigor comunicativo. Ela também adaptou diferentes contos de matrizes populares brasileiras, além das histórias de Hans Christian Andersen.
leia mais...
SOBRE ELIARDO FRANÇA
O nome de Eliardo França parece mesmo inseparável de sua esposa, Mary França, uma vez que o casal ajudou a revolucionar a linguagem gráfica e narrativa dos livros para crianças no Brasil dos anos 1980, através da coleção Gato e Rato, apresentando irresistíveis ilustrações a par de um texto bastante ágil e sonoro. Sua estreia se deu, no entanto, com O rei de quase-tudo, obra de 1974 que conquistara prêmios antes mesmo de seu lançamento no mercado nacional, recebendo menção honrosa no Concurso Paz na Terra, promovido pela FNLIJ em 1972 e, uma vez publicada, viajaria à Eslováquia, agraciada com a menção honrosa durante Bienal de Ilustração de Bratislava – BIB 1975; no ano seguinte, receberia outra menção honrosa concedida pelo IBBY no Congresso realizado em Atenas, na Grécia; esse mesmo título esteve presente na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, em 1978, e veio-lhe o reconhecimento da Unesco, em 1979, com o primeiro lugar na categoria “Livro para um Mundo Melhor”, além de festejado com vários selos de ‘Altamente Recomendável’ e quatro vezes eleito como O Melhor para Criança – FNLIJ 1974, 1979, 1985 e 1986.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

CNPJ 21.796.019/0001-66

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.53