Seleções > A alma perdida

A ALMA PERDIDA

Texto: Olga Tokarczuk

Ilustração: Joanna Concejo

Tradutores: Gabriel Borowski

Editora: Todavia
Onde começa o esquecimento de nós mesmos? Quando deixamos a alma recolhida e distante de nós pelos caminhos da vida?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

O sentimento de vivermos desconectados ou perdidos de nós mesmos é um dos grandes temas da literatura – desde as breves histórias para crianças a imensos romances, e não haveríamos de esquecer estes versos que abrem um soneto de Fernando Pessoa:

A criança que fui chora na estrada.

Deixei-a ali quando vim ser quem sou;

Mas hoje, vendo que o que sou é nada,

Quero ir buscar quem fui onde ficou.

No entanto, raramente encontramos um livro que venha conversar com várias gerações e faça também as diferentes gerações conversarem sobre quem realmente são. Aqui temos um conto mágico, realista e metafísico que se inicia com a chave das ilustrações, representando fotografias presas no vinco íntimo do livro, páginas de papel quadriculado, desenhos delicados que parecem pertencer a um filme antigo com sua moldura de bordas arredondadas. Todo o movimento está congelado e parece que ouvimos uma voz que sussurra um pensamento a respeito do apressamento do mundo e das pessoas que caminham, sempre adiante, mas deixaram sua alma em outro lugar. Então... o conto começa: era uma vez um homem que trabalhava sem descanso. Um dia, acordou no quarto de um hotel de uma cidade que não conhecia, em meio a uma viagem que não sabia o propósito. Este homem não era capaz nem mesmo de lembrar o seu nome.

Este é um livro sem idade, onde a palavra cala e a imagem passa a narrar. Há uma intersecção de espaços, memórias, acontecimentos que levam o leitor a desdobrar o tempo em sua tríplice face: a infância, o presente perdido e o reencontro. A alma voltará ao homem, tenha essa certeza, enquanto você percorre o caminho de solidão e suavidades existenciais.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2020
País: Polônia
ISBN: 9786556920641
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26.4 cm x 19.7 cm x 0.5 cm
Peso: 194 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Solidão, Suspense, Natureza, Contradição, Abandono, Existência, Contemporaneidade, Alma, Acolhimento, Acaso, Espiritualidade, Dúvidas existenciais, Esperança
SOBRE OLGA TOKARCZUK
Olga Tokarczuk é uma escritora polonesa, Prêmio Nobel de Literatura e vencedora do Book Prizer, em 2018. Formada em psicologia pela Universidade de Varsóvia, trabalhou como terapeuta antes de começar a dedicar-se à literatura. É autora de roteiros e dezenas de livros que ganharam as principais distinções de seu país e, para os leitores adultos brasileiros, destaca-se a oportunidade de conhecerem Sobre os ossos dos mortos que mistura thriller, humor e reflexão sobre a condição humana e a natureza.
leia mais...
SOBRE JOANNA CONCEJO
Joanna Concejo nasceu em Słupsk, na Polônia. É ceramista e ilustradora. Seus livros destinados ao público infantil foram publicados em diversos países.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35