Seleções > Fios

FIOS

Texto: Chris Nóbrega

Ilustração: Gabriel Dutra

Editora: Maria Cobogó Coletivo Editorial
Este livro contém o relato de muitas histórias com o ritmo natural das vidas que se laçam umas às outras, com os sentimentos de amor e de medo que, um dia, a existência se afrouxe.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Contar histórias, cozinhar delícias e costurar vestidos é o que tradicionalmente, na literatura, fortalece o vínculo entre as mulheres de uma mesma família, como se houvesse um gesto único para bordar o fio da vida numa contínua corrente entre filha, mãe e avó. É com esta imagem que a crônica vê o tempo passar, desde o nascimento, os dias de menina, mocidade e mulher, e então a criança de ontem torna-se a nova mãe...

Mas seriam os fios eternos? Certamente que não. Por vezes, o desenho do bordado é interrompido inesperadamente ou vai se apagando lentamente. Então a memória encontra outras felicidades, cozinhando histórias, costurando delícias, contando os vestidos... Sim, o tempo passa, mãe, filha e avó trocam de lugar.

Este livro contém o relato de muitas histórias com o ritmo natural das vidas que se laçam umas às outras, com os sentimentos de amor e de medo que, um dia, a existência se afrouxe. As ilustrações, mostrando principalmente as mãos, estabelecem uma relação metonímica com as tarefas cotidianas que revelam, página a página, o cuidado leve de uma palavra, um doce ou a roupa que agasalha, abraça e conforta.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788592494292
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19.7 cm x 27.5 cm x 1 cm
Peso: 390 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Família, Maternidade, Amor, Mãe, Amadurecimento, Fases da vida, Avó, Gerações
SOBRE CHRIS NÓBREGA
Foto do autor Chris Nóbrega
Formada em Direito, iniciou algumas atividades literárias escrevendo em blogs e depois em livros. Integra o coletivo literário Maria Cobogó. Em 2016 lançou Júlio, um dinossauro muito especial (Franco Editora, 2017), A Branca de leite (C de Coisas, 2-17) e Fios (Maria Cobogó, 2020), quando foi finalista do Prêmio Jabuti 2020.
leia mais...
SOBRE GABRIEL DUTRA
Foto do autor Gabriel Dutra
Designer e ilustrador. Desde pequeno tem facilidade com desenho e cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília, onde pôde estudar e ser monitor de matérias de desenho e artes plásticas. Gabriel conta que se encanta com o leque de possibilidades para representar visualmente uma ideia e acredita que uma boa ilustração pode colaborar na expressão de um sentimento, o que potencializa a ligação do leitor com a obra.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49