Seleções > O amuleto da chuva

O AMULETO DA CHUVA

Texto: 

Ilustração: Maté

Editora: Brinque-book
Com a vinda da seca para o Saara em uma África ancestral, outrora verde, acompanhamos a sábia Madih e a sua aprendiz Arinê em uma jornada para que as nuvens e as chuvas regressem à região.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Há milhares de anos, o Saara recebia chuvas trazidas pelas monções, criando assim o Saara Verde, onde muitos povos se beneficiaram da fartura da terra. Quando o clima se tornou mais árido e as chuvas raras, as condições de vida começaram a mudar e a escassez de recursos atingiu inúmeros povos. A floresta não tinha mais força para florescer e frutificar, a água começou a faltar... Com as mudanças do clima, o sustento do Povo do Peixe estava ameaçado.

Dona de um precioso dom que permite encontrar fontes de água, Madih, a velha sábia do Povo do Peixe, sente o seu cheiro e as suas vibrações na planta dos pés. Com a promessa de dedicar-se inteiramente a essa tarefa, tem uma vida solitária. No entanto, a vida lhe trouxe a pequena Arinê, abandonada na soleira de seu abrigo. Graças à Grande Mãe, a menina dos olhos cor de chuva sobreviveu. 

Sob acusações caluniosas de Tarek, o novo líder, mãe e aprendiz decidem fugir e se escondem longe, numa caverna da Floresta de Pedra. Ao decidir que a hora de agir e enfrentar o chefe do clã havia chegado, Madih, com lágrimas nos olhos, deixa a pequena Arinê sozinha em seu esconderijo. No entanto, em busca de uma solução para as chuvas no Saara, as duas partem em jornadas distintas. A velha sábia vai em busca de conselhos com o grande Deus Crocodilo, no templo que somente as fazedoras de chuva conhecem, até encontrar o amuleto feito de um dente de hipopótamo delicadamente entalhado. Enquanto isso, Arinê busca água e alimento explorando as redondezas da região. Ela então conhece o jovem guepardo Sumani que a faz lembrar de seu dom para se comunicar com os animais; acabará enfrentando os perigos da selva e as investidas dos guerreiros de Tarek, que a culpam por todos os males e a seca. Arinê vive um grande processo de amadurecimento, até entender a natureza de sua verdadeira jornada decidida pelo Grande Deus.

A partir de histórias orais que ouviu em suas viagens pela África e de pinturas feitas em paredes de cavernas na Argélia, Maté, artista plástica autodidata e aquarelista premiada, recriou essa história de superação e desafios em uma África ancestral, confrontando tradições na busca pela união e a sobrevivência de povos distantes. É assim que a paz entre o Povo Peixe e o Povo do Boi começa ser negociada. Dois povos unidos são mais fortes que um só.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788583820512
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 14 cm x 0.9 cm
Peso: 300 g
Páginas: 120
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Conhecimento, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para se emocionar
GÊNEROS
Novela, Narrativa de aventura
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Protagonismo negro, Natureza, Aventura, Representatividade, Meio Ambiente, Floresta, Ancestralidade, Ecologia, Protagonismo feminino, União, Seca, Água, Jornada, África, Chuva, Comunidade, Cultura africana
SOBRE MATÉ
Foto do autor Maté
Artista plástica, ilustradora e escritora de livros infantis. Desde 2012, vem se dedicando exclusivamente à profissão de escritora e ilustradora e tem participado de salões, oficinas e encontros com os pequenos leitores, em escolas públicas e particulares. Usa tanto a imagem quanto a palavra para contar histórias. Histórias fantásticas de povos esquecidos e animais ameaçados, mas também histórias engraçadas com muito afeto e imaginação. Já publicou seis livros como ilustradora e nove como escritora e ilustradora, com vários títulos merecendo o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil e circulando nas bibliotecas escolares de todo o Brasil.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49