Seleções > Quando me descobri negra

QUANDO ME DESCOBRI NEGRA

Texto: Bianca Santana

Ilustração: Mateu Velasco

Editora: SESI-SP
Bianca Santana compartilha relatos sobre a sua construção de identidade de raça. Importante produção literária que a permitiu reescrever sua própria história, amostra do que também “faz o Brasil, Brasil”.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

A jornalista e professora Bianca Santana fala por muitas garotas brasileiras: “Tenho 30 anos, mas sou negra há apenas dez. Antes, era morena”. Ao longo dos relatos, a autora abre as suas memórias, e reescreve cenas do seu cotidiano atrelado ao preconceito e de sua construção de identidade racial. O livro está dividido em três partes: a primeira são situações verídicas vividas por ela, na segunda outros fatos que ela ouviu ou presenciou, e na terceira são ficções.

Bianca lembra de como suas origens eram negadas em casa, na escola e depois na faculdade. Relata as perdas, o suicídio do pai, raivas desconstruídas, sede por justiça social. Lembra também de como deu liberdade ao seu cabelo que vivia preso. Nos textos há sempre uma marca de tempo muito presente. Bianca enumera os anos para quantificar o tempo não vivido como uma garota negra, quantifica o tempo para dar o peso necessário aos dias e horas em que não foi ela por inteira, com base em suas referências originárias.

O livro denuncia o racismo que existe no Brasil, com exemplos claros de situações que a própria autora vivenciou no aeroporto, em debates políticos, no restaurante, em um hotel na capital baiana quando foi “confundida” com uma prostituta. Entre as tensões, dramas reais e dúvidas, a mulher Bianca se reconhece e se transforma para poder falar dessa ferida aberta que é o preconceito racial em nosso país.

Dividido em três partes, o livro recebe as ilustrações de Mateu Velasco, valorizadas pelo projeto gráfico de Raquel Matsushita. A proposta é de páginas pretas com texto e imagens na cor branca.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2015
País: Brasil
ISBN: 9788582056561
DIMENSÕES E ACABAMENTO
16.8 cm x 13.8 cm x 1 cm
Peso: 180 g
Páginas: 96
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Livro informativo, Biografia, Realismo crítico, Realismo histórico, Conto, Realismo cotidiano, Crônica
ASSUNTOS
Família, Protagonismo negro, Representatividade, Cultura negra, Diversidade cultural, Violência, Identidade, Preconceito, Diferenças sociais, Protagonismo feminino, Discriminação, Adolescência, Pai, Justiça social, Suicídio, Racismo
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49