Seleções > Fábulas ao contrário

FÁBULAS AO CONTRÁRIO

Texto: Jorge Miguel Marinho

Ilustração: Rafael Antón

Editora: Biruta
O que aconteceria se o touro desejasse ser do tamanho de uma rã, a tartaruga não tivesse rusgas com a lebre ou a formiga decidisse ela mesma cantar para alegrar seu dia?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Desde o título, já se adivinha a intenção do escritor ao recontar antigas fábulas a seu próprio modo e assim rever alguns dos mais bem conhecidos personagens em novas situações. Não só a rã inveja o touro e deseja ser do seu tamanho, inflando ar, inflando e aumentando, inflando até estourar, como o touro agora também pretende ser um estouro... e desaparecer da paisagem por onde pastava! E tem aquela história da lebre que dormiu no ponto, depois de contar vantagem que facilmente venceria a tartaruga numa corrida: aqui, no entanto, será a tartaruga cheia de sonho e gabarolice quem atazana a lebre com uma artimanha de arrancar fogo e estrelinhas do chão. Quer apostar? E finalmente será revista a sanha da cigarra e da formiga, vizinhas, amigas e, enquanto uma canta, a outra trabalha com o coração em paz ouvindo as canções pelo ar... Pelo menos este o começo da nova-velha história até a formiga, cheinha de graça e satisfação, resolver também cantar e — estará feita a confusão!

Cada fábula é assim apropriada por Jorge Miguel Marinho propondo ampliações de modo que as velhas fábulas ganham corpo de conto. São histórias de animais para os dias de hoje, com uma expressão moral que não discorda do passado, mas amplia o saber tradicional.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788578482565
DIMENSÕES E ACABAMENTO
30 cm x 23 cm x 0.4 cm
Peso: 234 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Fábula e história de animais, Reconto
ASSUNTOS
Empatia, Resolução de conflito, Trabalho, Aposta, Animais, Aceitação, Aparência, Comparações, Disputa, Coletividade, Tontos e sabichões, Vaidade, Soberba
SOBRE JORGE MIGUEL MARINHO
Foto do autor Jorge Miguel Marinho
Jorge Miguel Marinho nasceu no Rio de Janeiro, vindo morar em São Paulo, cidade onde iniciou sua carreira literária. Cursou Letras e fez Mestrado em Literatura pela Universidade de São Paulo, ministrando oficinas, além de ter atuado como professor do Instituto Vera Cruz no curso superior de formação de escritores. Ao longo dos anos, colecionou uma série de prêmios como FNLIJ, APCA, Jabuti, HQ Mix, destacando, entre suas obras Te dou a lua amanhã (1997) e Lis no peito: um livro que pede perdão (2005).
leia mais...
SOBRE RAFAEL ANTÓN
Foto do autor Rafael Antón
Rafael Antón é um artista autodidata espanhol que morou em Vigo, Madri, Munique e hoje reside em São Paulo. Vem trabalhando com livros ilustrados para crianças e jovens, iniciando a carreira como autor, com a publicação de A incrível história do homem que não sonhava, em 2014.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49