Seleções > Alberta e o pássaro azul

ALBERTA E O PÁSSARO AZUL

Texto: Cristina Mutarelli

Ilustração: Anita Prades

Editora: Terceiro Nome
Alberta afasta de si amizades e amores devido ao seu egocentrismo, e aprende a duras penas o quanto dói a partida de alguém especial.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Alberta tem dificuldade em manter amizades, mas não compreende a razão dos outros a evitarem, afinal, é bonita, simpática, inteligente, segundo sua família. O que ela não dá conta é que tende sempre a querer fazer as coisas do seu jeito, sem dar espaço para os outros se manifestarem. Ao conhecer Teobaldo repete seu comportamento, afasta-o de sua vida, o que lhe causa profunda dor.

Cristina Mutarelli compartilha com o público uma metáfora singela e doída sobre solidão, tristeza, frustração e a necessidade de transformação que as crianças passam ao longo de seu desenvolvimento. Banhadas pelas linguagens de seus familiares, cada criança responderá em seus relacionamentos a partir dos significantes herdados, principalmente na primeira infância. No caso da protagonista, foi necessária uma grande frustração – que partiu seu coração – para que se recolhesse à solidão em busca de respostas.

A partir do texto, Anita Prades cria uma proposta de ilustrações e projeto gráfico que conta duas narrativas, uma na parte de cima, com a passarinha, e outra na parte inferior do livro, na qual aparece uma menina, ambas com as mesmas características. O que faz com que, ao longo da leitura, a identidade de Alberta fique suspensa.

Nesta história não há um desfecho feliz para a protagonista, o que casou muito bem com a ideia de "aprender a lidar com as frustrações". Na verdade, as autoras entregam nas mãos dos leitores o final da narrativa: o que acontece com Alberta após a partida de Teobaldo? Será que ela repensará suas atitudes?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788578161996
DIMENSÕES E ACABAMENTO
32 cm x 14 cm x 0.4 cm
Peso: 140 g
Páginas: 28
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Conto
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Solidão, Frustração, Amizade, Egoísmo, Tristeza, Egocentrismo, Sofrimento, Autoritarismo, Aprendizado, Vaidade
SOBRE CRISTINA MUTARELLI
Foto do autor Cristina Mutarelli
Nasceu e mora em São Paulo, é atriz, escritora, diretora de teatro, artista plástica e professora de interpretação. Representou vários personagens na TV: a tia Marli no programa O Mundo da Lua, na TV Cultura; Zoraide, uma mãe maluca na novela Caras e Bocas, de Walcyr Carrasco, na TV Globo; e a mãe de um cachorro na peça Vida de Cachorro, de Flavio de Souza. Ilustrou o livro Era uma vez La Fontaine, de Katia Canton (DCL Difusão Cultural do Livro). Estudou cinema na USP e também teatro em Nova York e em Paris.
leia mais...
SOBRE ANITA PRADES
Foto do autor Anita Prades
Artista visual formada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2015). Mora em São Paulo, onde trabalha desenvolvendo pesquisas em diversas linguagens artísticas, com especial destaque para a ilustração infantil e o design editorial. 
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49