Seleções > Vale quanto pesa

VALE QUANTO PESA

Texto: Verônica Couto

Ilustração: Daniel Bueno

Editora: Peirópolis
Quais as palavras ideais para expressar o desejo de “feliz aniversário” ao melhor amigo/ex-amigo/quase amigo? O menino Terereca quer saber.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Terereca, entusiasmado com a encenação de uma grande inundação, desfaz o Spit, avião criado pelo seu melhor amigo, João Pato. Não era um brinquedo qualquer, J.P. Spit tinha quase um metro e era composto por 380 peças. Foram muitas noites sob a luz de uma lanterna para concluir a montagem.

O caos foi o motivo para a irritação de João Pato, que, furioso, expulsou Terereca de sua casa aos gritos, sob os olhares dos vizinhos. Ambos com as suas razões, fecharam-se para a amizade, e, com o passar dos dias, já nem lembravam ao certo o motivo da intriga. Até que chega o dia do aniversário de João Pato, e Terereca quer encontrar as palavras certas para lhe desejar um feliz aniversário. Como encontrá-las? Então decide escrever um bilhete ao seu amigo. São várias tentativas rabiscadas, conjecturou, filosofou, até seu avô lhe perguntar: o que você quer?

Juntos, criaram uma balança para pesarem quereres e verbetes. Nessa brincadeira de pesar palavras, avô e neto conversam sobre o peso do que soa das nossas bocas e como isso pode atingir as pessoas. Entre um experimento e outro, no final, o que resta é a leveza de uma palavra só, que, certamente, pode ser uma ponte curtinha para reunir dois grandes amigos.

As ilustrações do livro são do artista Daniel Bueno que utiliza colagens e desenhos em formatos diversos, em tom âmbar. O velho e o novo dialogam nas imagens, afinados com o texto de Verônica Couto.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2010
País: Brasil
ISBN: 9788575961940
DIMENSÕES E ACABAMENTO
17.3 cm x 23.6 cm x 0.7 cm
Peso: 160 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Brincadeiras, Infância, Amizade, Aniversário, Perspectiva, Ponto de vista, Acidente, Avô, Diálogo, Desculpa, Reconciliação, Discussão
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Editora Peirópolis - Release
SOBRE VERÔNICA COUTO
Formada em Ciências Sociais pela UFRJ, além de escritora, trabalha como jornalista, com experiência em reportagem e edição na mídia impressa e digital, gestão de redes sociais, planejamento e produção de conteúdo para comunicação institucional. Elabora projetos, coordena levantamento de dados, edição e preparação de livros. Pela Editora Peirópolis, publicou o infantojuvenil Vale Quanto Pesa (2010) e fez a edição de texto de Sequência - nossa vida na rua (org. Elizabeth Ziani); e de Manual da Criança Caiçara (de Marie Ange Bordas), entre outros títulos.
leia mais...
SOBRE DANIEL BUENO
Foto do autor Daniel Bueno
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). É ilustrador e professor, tendo publicado em mais de 50 revistas do país e ilustrado mais de 30 livros. Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e exterior. Participou de exposições coletivas em diversos países Autor de artigos sobre ilustração e desenho - publicados em blogs, publicações científicas e  revistas como Bravo!, Revista da Cultura e Quatro Cinco Um -, ministra cursos práticos e teóricos de artes gráficas. Participou do documentário sobre a ilustração brasileira Entrevistas do sair à luz, lançado em 2021. Em 2020, seu trabalho foi destaque na revista de ilustração 3x3 (EUA), com entrevista, artigo e portfólio em vinte páginas. É professor da EBAC desde 2016.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49