Seleções > Leotolda

LEOTOLDA

Texto: Olga de Díos

Ilustração: Olga de Díos

Tradutores: Monica Stahel

Editora:
Abra as portas da criatividade para um mundo irreverente onde bichos, coisas e seres originais respeitam uns aos outros por suas qualidades, gostos e ações. Uma viagem além dos lugares comuns para descobrirmos e brincarmos com Leotolda.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Para fazer este livro, a escritora e ilustradora espanhola Olga de Dios usou três cores: um amarelo forte, um verde diferente, um rosa especial e desenhou três personagens também muito diferentes e especiais: Tuto, Catalina e Kasper. Quem eles são, o que eles são? Talvez uma bola, um bicho orelhudo e uma girafa de pescoço curto, talvez um pato de óculos, um brinquedo de pelúcia e um mascote com pintas pintadas pelo corpo: quem eles são, apenas o leitor poderá decidir...

Os três pretendem passar uma tarde com a amiga Leotolda, contudo ela não está em casa. Eles a procuram por toda a sala-copa-cozinha conjugada, procuram no armário-guarda-roupa que eles descobrem guardar uma passagem para outro mundo: percorrem o Parque dos Dinossauros, chegam à Praia das Sereias, ou seriam Tritões? Pois é assim, brincando com leituras e decifrações dúbias que a autora conduz o leitor a uma realidade onde pessoas, bichos, coisas e seres buscam conhecer e entender uns aos outros por suas qualidades, gostos e comportamentos próprios.

Leotolda, dizem os personagens, é grande, redonda, alegre, canta mal, diz o que pensa... Porém, Tuto, Catalina e Kasper não a conseguem encontrar nem mesmo numa ilha distante onde está o Farol do Fim da História. Seria mesmo o fim da história, sem esbarrar com a amiga Leotolda?

Ora, lembrando as peripécias do poeta e dramaturgo Luigi Pirandello, a irreverente Olga de Dios busca encenar no livro novos lugares — uma espécie de ecologia da diversidade —, renunciando estereótipos na construção das personagens, o distanciamento do leitor na construção de uma narrativa e a própria arquitetura das páginas, abertas não só à imaginação mas igualmente à ação da criança.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2020
País: Espanha
ISBN: 9788575597507
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 24.2 cm x 0.6 cm
Peso: 160 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Conhecimento
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Narrativa de fantasia, Conto
ASSUNTOS
Diversidade, Amizade, Diferenças, Representatividade, Individualidade, Companheirismo, Identidade, Animais reais e imaginários, Aceitação, Liberdade, Aparência, Autoimagem, Dinossauros, Convivência, Diversidade de gênero, Diversidade afetiva, Questões de gênero, Gênero fluido, Gênero não-binário, Seres mágicos, Sereias, Convenções
SOBRE OLGA DE DÍOS
Foto do autor Olga de Díos
Olga de Díos é uma autora espanhola, formada em arquitetura e em ilustração que se dedica unicamente à criação de narrativas e livros para crianças, desde 2014. Seu trabalho busca mobilizar, de forma lúdica, irreverente, humorada e leve, a atenção dos leitores para temas como o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável, a livre divulgação da cultura, a diversidade afetiva e sexual, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diversas às normativas.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49