Seleções > Senhor Cavalo-marinho

SENHOR CAVALO-MARINHO

Texto: Eric Carle

Ilustração: Eric Carle

Tradutores: Ciça Carboni

Editora: Callis
A vida na profundidade dos oceanos é rica de curiosidades e riscos. Há uma lista de pais preocupados e também peixes ameaçadores escondidos pelo caminho do senhor Cavalo-Marinho.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Na primavera, quando chega a hora da reprodução, a senhora Cavalo-Marinho pede ajuda ao marido. Ela torce-retorce e deposita uma quantidade imensa de óvulos na bolsa incubadora do senhor Cavalo-Marinho. Assim segue a vida do casal — tão pequeninos e multicoloridos os dois. No entanto, eles não são a única espécie do oceano que revela esse hábito familiar de o papai ficar responsável pelos ovos de seus filhotes.

O hipocampo parece uma figura mitológica bastante original, mas é um peixe. Neste livro ilustrado de Eric Carle, enquanto o senhor Cavalo-Marinho vai passeando pelas águas, vemos claramente que um texto informativo e enumerativo não prescinde de uma dimensão criativa e afetiva ao buscar alcançar seus leitores. Encontramos o esgana-gata que fica com o ventre vermelho na época da reprodução, constrói um ninho e cuida dos ovos não deixando ninguém mais se aproximar. Também o macho da tilápia permanece uma temporada de incubação com a boca cheia de ovos. Já a estratégia do kurtus ou cabeçudo-indiano é carregar a porção de ovas grudadas em sua cabeça. O peixe-cachimbo e o bagre também são pais muito atentos...

Como a vida no mar não é só paz e família, este pequeno livro traz alternadamente os perigos à paternidade marinha. Tem peixe escondido entre caniços, no emaranhado dos corais, atrás de pedras e folhagens. De modo a camuflar outras espécies de peixe, Eric Carle então fez uso da impressão em acetato, colado no interior de uma moldura do cartonado, provocando uma sensação de simultaneidade entre dois espaços, o que se vê e o que se esconde atrás das instáveis paisagens por onde vai o senhor Cavalo-Marinho. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2012
País: Estados Unidos
ISBN: 9788574167565
DIMENSÕES E ACABAMENTO
17.6 cm x 12.8 cm x 2.2 cm
Peso: 300 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais, Livro informativo, Parlenda
ASSUNTOS
Família, Natureza, Animais, Animais em extinção, Sobrevivência, Pai, Leis da natureza, Vida marinha, Peixes
SOBRE ERIC CARLE
Foto do autor Eric Carle
Escritor, designer e ilustrador de livros infantis. Seu livro mais conhecido é Uma lagarta muito comilona, traduzida para cerca de sessenta idiomas, com mais de cinquenta milhões de cópias vendidas. Após escrever Brown Bear, Brown Bear, What Do You See? Eric Carle ilustrou mais de setenta livros, dos quais também escreveu a maioria. Ao todo, foram mais de 145 milhões de cópias de seus livros vendidas em todo o mundo.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49