Seleções > Manu e Mila

MANU E MILA

Texto: André Neves

Ilustração: André Neves

Editora: Brinque-book
Onde se esconde a alegria? Manu acredita que ela está nos lugares imensos como uma cidade, no alto de uma montanha, no distante oceano. Mila pensa em pedras, gotas e sementes. Quem será que tem mais razão?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Brincando com a relatividade das coisas em seus tamanhos e valores, André Neves aqui nos apresenta a Mila e Manu, dois amigos que espiam pedras, insetos, folhas, e pensam o mundo além dos muros do quintal num dia de céu azul e sol macio. Com um toque de poesia na filosofia do dia a dia, Mila diz que aquele era um dia perfeito para encontrarem a alegria. Imediatamente Manu questiona, aonde ir, onde estar para a alegria reinar entre eles.

Pois assim, começam suas observações. Mila tem carinho pelas pequenas coisas, Manu sonha grandezas. Uma joaninha para ela, um besouro para ele. E talvez o segredo esteja no caminho do meio, no jeito das coisas vivas que podem serenar o coração e agitar o pensamento. Uma semente que virará árvore, uma gota que já pertenceu a outras águas...  E, dessa maneira, divagando, os dois amigos fortalecem a própria amizade. Não há nenhum lugar difícil para encontrar a alegria, quando se está bem acompanhado. E, nas ilustrações, Manu e Mila por vezes parecem mergulhados nesse mundaréu que é o quintal para qualquer criança, quando se permite o devaneio... ou voo nas asas de um besouro. E o sonoro zumbido inspira a eles novas invenções, como a intenção de uma dança.

André Neves é um dos mais queridos autores brasileiros de livros para crianças, inventando infâncias, com suas histórias, ilustrações e personagens que parecem pequenos bonecos que se deseja pegar com as mãos e abraçar. Sua linguagem visual particularmente alimenta-se das figuras de folguedos populares e, assim, transmitem a ideia de arquétipos familiares para leitores de qualquer idade — e, sobre o papel, qualquer espaço é palco de quintais e devaneios por céus, mares e paisagens que só existem dentro da gente.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788574125817
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.8 cm x 24 cm x 0.4 cm
Peso: 216 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto
ASSUNTOS
Brincadeiras, Infância, Amizade, Natureza, Ponto de vista, Felicidade, Curiosidade, Comparações, Vínculos Afetivos, Quintal, Jardim, Alegria, Sensibilidade
SOBRE ANDRÉ NEVES
Foto do autor André Neves
Premiado escritor e ilustrador, há anos se dedica em fundir palavras e imagens para nos presentear com obras de artes que temos o privilégio de encontrar esculpidas nos livros de literatura infanto-juvenil que publica, tanto no Brasil como no exterior. Com um traço inconfundível nas ilustrações e histórias delicadas, ele desperta emoções simultâneas em crianças e em adultos.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49