Seleções > O jornal

O JORNAL

Texto: Patricia Auerbach

Ilustração: Patricia Auerbach

Editora: Brinque-book
Tempo livre, um jornal e uma criança: dobraduras e a infância ressignificada. Todo o poder à imaginação e aos ensaios de criar mundos e aventuras.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Entre o silêncio do pai que lê seu jornal confortavelmente na poltrona preguiçosa de um dia sem pressa, e as brincadeiras da criança pela casa, há o olhar atento de um menino que quer saber: o que há de tão especial nesse monte de papel? E então, por meio de sua imaginação, ele mesmo dá um novo sentido para o jornal e embarca em altas aventuras.

Ora, se não é justamente nos momentos de ócio que as ideias podem surgir! As crianças se utilizam da inquietude, da curiosidade e do tempo livre para transformar a realidade que se apresenta em outras coisas. É assim com o menino desta história que, sozinho, brinca e desdobra papel e infância. A propósito, o que nossas crianças andam a fazer no tempo livre dos ponteiros dos relógios?

A autora propõe uma narrativa sem texto e convida o pequeno leitor a criar uma história, a sua maneira. Opta pelo preto e branco que remete à grafia e impressão do objeto jornal, com alguns pontos em cores para destacar a criatividade do protagonista. Em entrevistas, Patrícia Auerbach menciona os ganhos da leitura compartilhada em família e oferta ao seu público um instrumento para ricos momentos de trocas afetivas. Veja na aba "links", vídeo da própria autora comentando a origem da história e a proposta da narrativa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 9+
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788574123851
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 30 cm x 0.2 cm
Peso: 222 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Prêmio FNLIJ - Melhor livro de imagem
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Livro-imagem, Narrativa de aventura
ASSUNTOS
Família, Cotidiano, Brincadeiras, Infância, Criatividade, Jornal, Dobraduras, Fantasia, Meios de comunicação, Imaginação
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Autora e obra - TV Brinque-Book
SOBRE PATRICIA AUERBACH
Foto do autor Patricia Auerbach
A paulista Patrícia Auerbach, formada em arquiterura, é arte-educadora, escritora e ilustradora de livros para crianças. Entre suas obras publicadas estão O jornal (Editora Brinque-Book, 2012) e Histórias de antigamente (Companhia das Letrinhas, 2015). Trabalhou como diretora de arte em agências de publicidade e deu aulas de história da arte. Também atua na ONG Pró-Saber São Paulo, voltada para alfabetização e letramento, em Paraisópolis, na capital paulista. Mãe, a escritora escreve seus livros para unir através da leitura pais e filhos, sempre buscando a conversa e a troca para que ambos descubram novas maneiras do brincar.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49