Seleções > Da minha janela

DA MINHA JANELA

Texto: Otávio Júnior

Ilustração: Vanina Starkoff

Editora: Companhia das Letrinhas
Da sua janela, o menino vê a favela, um lugar múltiplo e diverso, cheio de vida e de gente, de cores e movimento, onde os dias têm sol, chuva e um arco-íris de esperança.
SINOPSE DA MINHA JANELA
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Da sua janela, o menino vê um castelo no alto do morro, vê crianças brincando, animais passeando, telhados, casas coloridas, gente que trabalha, estuda, cuida e se diverte. Alguns dias são cinzas, outros, barulhentos e as crianças não podem sair para brincar. Mas nesses dias, o menino olha para dentro e encontra um arco-íris em forma de livro. 

O escritor e morador da comunidade do alemão, Otávio Júnior, nos apresenta a sua casa e seu quintal e nos convida a olhar através de outra perspectiva. Um olhar poético, humano, diverso e genuíno de quem está do outro lado da janela. Se nos noticiários a favela sempre aparece relacionada à pobreza e a violência, aqui, ela é lugar de todas as cores, de dias bons e ruins, de luta, espera, alegria, esperança, gente que se ajuda e luta por uma vida melhor. Quando os dias são cinza chumbo, o menino vislumbra a favela do alto da montanha, acima das nuvens carregando o seu tesouro agarrado ao peito. Uma porta virada para o sonho e a subjetividade, uma ponte para a superação.  

As ilustrações multicoloridas de Vanina Starkoff misturam fotos e desenhos cheios de detalhes que lembram a arte naif, imagens que trazem a cultura da favela: as brincadeiras de lata, de pipa, o banho na laje, as roupas penduradas, o uniforme da escola pública, as motos, as pequenas janelas, a natureza que invade e entrecorta as casas de tijolos. A favela é uma mistura de cores e elementos diversos, assim como o Brasil. Um lugar onde as pessoas sonham e trabalham, são mais que vítimas de balas perdidas e batidas policiais. Ao longo da obra vemos pequenos cantos em foco e terminamos com um plano aberto, numa metáfora da relação entre as partes e todo, que é rico e diverso em tantas particularidades. O livro de Otávio e Vanina é um manifesto pela visibilidade das favelas e seus moradores, um convite a ultrapassar a linha do asfalto e adentrar, desvelando o preconceito causado pela ignorância e pelo medo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788574068749
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.5 cm x 20.5 cm x 0.7 cm
Peso: 141 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
PRÊMIOS
Prêmio Jabuti - Livro Infantil
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Crônica, Prosa poética
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Livro, Representatividade, Trabalho, Cidade, Escola, Rio de Janeiro, Espaço urbano, União, Leitura, Moradia e habitação, Favela, Convivência social, Lazer, Esperança, Cidades brasileiras, Inclusão social
SOBRE OTÁVIO JÚNIOR
Foto do autor Otávio Júnior
Escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no estado do Rio de Janeiro. Ganhou o Prêmio Jabuti 2020, e recebeu, em 2012, o prêmio Madre Teresa de Calcutá, na Argentina, por serviço à comunidade, e, em 2008, o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo.
leia mais...
SOBRE VANINA STARKOFF
Foto do autor Vanina Starkoff
Formou-se como designer gráfica na Universidade de Buenos Aires e mora no Brasil desde 2014. Trabalha como ilustradora e autora de livros infantis, sua grande paixão. Tem mais de 20 livros publicados em diversos países: Brasil, Argentina, México, Canadá, Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Coréia do Sul e Emirados Árabes.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

CNPJ 21.796.019/0001-66

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.53