Seleções > Por que os gatos não usam chapéu

POR QUE OS GATOS NÃO USAM CHAPÉU

Texto: Victoria Pérez Escrivá

Ilustração: Ester García Cortes

Tradutores: Thais de Mattos Albieri

Editora: Livros da Matriz
Nesta fábula, o leitor é levado a pensar sobre objetos necessários e aqueles supérfluos. E sobre o apelo do consumismo e as consequências de querer possuir sempre mais coisas.
SINOPSE
Foto do resenhista Laís Inácio
por Laís Inácio

Tudo começa com uma pequena mudança: se um gato resolvesse usar um chapéu tropeçaria em tudo, afinal, não conseguiria ver o que está à sua frente. Mas persistindo na ideia e continuando a usar esse bendito chapéu, ele precisaria ir além e agregar um novo acessório: um par de óculos para ajudá-lo a não tropeçar em tudo que lhe aparecer. Mas aí faltaria outra coisinha para complementar o visual com o chapéu e os óculos: que tal uma caixa para guardá-los e protegê-los de quedas? E então depois da caixinha viria outra coisa, e mais uma, e mais uma... E assim, o gato continuará sendo “só” um gato?

Uma divertida história sobre a nossa relação com os bens de consumo, que nos faz refletir: afinal, o que é realmente necessário, e o que é de fato acessório? No que essas pequenas mudanças podem alterar a nossa própria natureza (ali representadas como a natureza do gato) enquanto seres humanos? Devemos privilegiar o ter ou o ser? Com uma narrativa leve e muito questionadora, o livro fará o leitor pensar sobre o que é supérfluo, o que é essencial ao seu viver e as consequências em cadeia das escolhas.

A sequência de ilustrações mostra o gato deixando de pouco em pouco a sua natureza a cada incremento, assumindo características cada vez mais humanas, não apenas nas feições, mas também nos sentimentos de querer sempre mais... Será um caminho sem volta? A decisão final fica com o leitor.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2013
País: Espanha
ISBN: 9788566344233
DIMENSÕES E ACABAMENTO
29.6 cm x 21.8 cm x 0.6 cm
Peso: 200 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e cidadania, Argumentação
PRÊMIOS
Premio Dragón Ilustrado
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais, Parlenda
ASSUNTOS
Consumismo, Trabalho, Identidade, Beleza, Escolhas, Aparência, Hábitos de consumo, Sociedade
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Notícia - Performance de estudantes
SOBRE VICTORIA PÉREZ ESCRIVÁ
Foto do autor Victoria Pérez Escrivá
Victoria nasceu em Valência, Espanha, em 18 de março de 1964. É autora e ilustradora de livros infantis. Sua formação é em Pedagogia Musical pelo Real Conservatório de Música de Madrid, obtendo estudos posteriores em Análise e Criação Literária. Também trabalhou como roteirista em séries televisivas na Espanha. Como autora de livros infantis, recebeu vários reconhecimentos por seu trabalho, como Prêmio Kiriko, Menções Especiais na lista White Ravens, finalista no Prêmio Barco a Vapor (Edições SM/Espanha), Distinção da IBBY, entre outros.
leia mais...
SOBRE ESTER GARCÍA CORTES
Foto do autor Ester García Cortes
Nascida em 1984 em Cáceres, Espanha, a ilustradora é formada em Belas-Artes pela Universidade de Salamanca (Espanha) com estudos em design pela CICE - Escuela Profesional de Nuevas Tecnologías (Madrid). Já foi selecionada para mostras internacionais como a 30ª Edición de la Mostra Internazionale d ' lllustrazione de Sàrmede (Itália), a IV Edición del Catálogo Iberoamericano de Ilustración (México), Bienal de Ilustrarte (Portugal) e The Golden Pinwheel Young Illustrators Competition da Feira do Livro Infantil de Shanghai (China).
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49