Seleções > Super

SUPER

Texto: Jean-Claude R. Alphen

Ilustração: Jean-Claude R. Alphen

Editora: Pulo do Gato
Escrito e ilustrado pelo premiado Jean-Claude Alphen, SUPER traz uma história potente. Sob o olhar de uma criança, temas como a questão de gênero e a idealização da figura paterna estão no centro desta narrativa.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

Neste livro você irá acompanhar a rotina de uma família — pai, mãe e filho. A função de cada membro é descrita de forma potente por meio de textos e imagens. Toda essa construção provocará muitas descobertas e reflexões ao longo da leitura. 

A história é contada a partir do ponto de vista do filho, uma criança pequena. O pai, a personagem idealizada, é um super-herói. A mãe, que se dedica ao trabalho, ao cuidado do filho e da família, acaba ficando no plano real, corriqueiro, e quase passa despercebida.  

Tudo isso é perceptível a partir da materialização das imagens e também da forma como o texto escrito se apresenta: usa-se a caixa alta quando a criança se refere ao pai e os textos que falam da mãe aparecem em caixa baixa, num cantinho bem discreto, entre as imagens. 

Assim, a história segue mostrando a dinâmica do cotidiano da família de forma simples mas, ao mesmo tempo, revelando complexidades: o acordar cedinho, a ida ao trabalho, o levar a criança para a escola, a hora do almoço, a participação dos pais nas reuniões da escola, a hora do banho e até a hora de dormir. 

Em uma manhã, surpreendentemente a rotina muda, e o pai não se levanta da cama.

Eu não sabia que os super-heróis ficavam doentes...

A partir desse momento, a história toma uma nova direção e a perspectiva da criança ganha diferentes nuances ao observar a sua relação com os seus pais e o papel de cada um na dinâmica familiar. Para acompanhar toda essa trajetória, uma personagem que faz parte da família, mas que não aparece no texto, segue o protagonista em todos os lugares da casa. Sem dúvidas, as crianças atentas serão as primeiras a notar.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788564974982
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.8 cm x 23.6 cm x 0.6 cm
Peso: 400 g
Páginas: 56
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Desenvolvimento emocional, Paternidade, Maternidade, Cotidiano, Infância, Mãe, Ponto de vista, Fantasia, Questões de gênero, Pai, Filhos pequenos, Imaginação, Educação dos filhos
SOBRE JEAN-CLAUDE R. ALPHEN
Foto do autor Jean-Claude R. Alphen
Escritor e ilustrador, carioca, passou a infância na França, terra natal de seu pai, retornou ao Brasil, terra natal de sua mãe, onde vive desde 1976. Estudou marketing e Publicidade (ESPM) e trabalhou como caricaturista no jornal O Estado de São Paulo. Desde 1990 se dedica à narrativa literária para a infância. Foi condecorado com alguns prêmios, entre eles, 2010, com Um sujeito sem qualidades - Prêmio Glória Pondé/Livro Infantil e Juvenil, em 2017, Adélia vence a categoria Ilustração Infantil - Prêmio Jabuti, e, 2018, Super é selecionado pela biblioteca de Munich para o catálogo The White Ravens.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49