Seleções > A história de Pedro Coelho

A HISTÓRIA DE PEDRO COELHO

Texto: Beatrix Potter

Ilustração: Beatrix Potter

Tradutores: Rosana Rios

Editora: Edições Barbatana
Nesta edição especial em comemoração aos 150 anos de nascimento de Beatrix Potter, a senhora Coelha concede liberdade aos seus filhos e lhes orienta sobre os perigos. Pedro ultrapassa os limites, enfrenta perigos e tem de lidar com suas escolhas.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Numa certa manhã, a senhora Coelha precisa fazer compras e destina seus quatro filhos a um passeio nos campos ou até mesmo junto à estrada, e lhes atenta para o perigo que seria entrar na horta do senhor MacGregor: “Seu pai sofreu um acidente lá: ele virou o recheio de uma torta que a senhora MacGregor fez!”

Pedro, entre os quatro coelhinhos, deseja chegar à horta tão temida. Ataca alfaces, vagens e rabanetes. Come tanto que passa mal. E tem de correr muito para escapar das garras do dono da horta. Sua fuga é desesperadora! Por um momento, o leitor pode pensar que tudo está perdido.

À moda da época, a voz narrativa dessa história soa como uma lição de moral, mas o diálogo entre texto e imagens é tão inteligente e sutil que A história de Pedro Coelho deve mesmo ser celebrada. A suavidade das ilustrações abraçando a crueldade dos fatos narrados podem despertar sentimentos diversos nos leitores. E, se há algo que a literatura propõe, é tocar as pessoas.

E que especial haver uma edição comemorativa na língua portuguesa, produzida no Brasil. Para além da obra, a celebração se dá ao que representa a artista que rompeu com muitos padrões de comportamento na Inglaterra de séculos passados. Uma mulher que lutou pelo seu ofício e pelo feminino, o que, claro, vem reverberando até nossos dias. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)
ISBN: 9788564155114
DIMENSÕES E ACABAMENTO
18.6 cm x 13.6 cm x 0.8 cm
Peso: 100 g
Páginas: 70
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para sentir medo, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Família, irmãos, Maternidade, Mãe, Suspense, Força, Coragem, Medo, Amadurecimento, Violência, Animais, Obediência, Curiosidade, Escolhas, Liberdade, Limites, Vizinhança, Desobediência, Travessuras, Coelho
SOBRE BEATRIX POTTER
Foto do autor Beatrix Potter
Escritora, ilustradora, empresária. Viveu na Inglaterra (1866-1943). Lutou muito para ter seu trabalho reconhecido e após ter A história de Pedro Coelho rejeitada por editoras, custeou a impressão de 250 exemplares. Em seguida, uma editora resolveu apostar e no seu ano de publicação, a obra vendeu cerca de 20 mil livros. Beatriz Potter recusou uniões matrimoniais por conveniência e travou uma luta para casar-se com quem amava. E, em defesa do meio ambiente, aplicou parte do seu dinheiro na compra de fazendas com o objetivo de preservar matas em ameaça de desmatamento. Uma artista cujas causas reverberam até hoje, no mundo inteiro.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49