Seleções > Olavo

OLAVO

Texto: Odilon Moraes

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Jujuba
O menino triste encontra um presente inesperado em sua porta, mas não tem certeza se é para ele... De todo modo, o pacote já ilumina tudo!
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Tristeza é algo que às vezes não tem uma justificativa plausível. Ela chega e se instala, como uma moradora não autorizada, incômoda, desconcertante. Tem sido assim para o protagonista de Odilon Moraes,

“Olavo era simplesmente triste.”

Banhado na cor sépia, o menino segue o seu dia morno cumprindo-o apenas como um protocolo, até ser surpreendido pelo tom de azul no céu e por uma grata surpresa na porta de seu apartamento. O embrulho é um presente com fita e tudo! Sem a menor pista de quem havia deixado. Olavo é arrebatado pela alegria de ser lembrado por alguém, pela maravilha que é ganhar um presente. Seu corpo flutua pelas nuvens de tanta emoção... Mas, vem a dúvida: será que o lindo pacote está destinado a ele mesmo? Não tem nada o identificando.

O menino está apreensivo e se agarra ao presente como quem está com a esperança por um fio. Aquele instante de felicidade que o faz tirar os pés do chão se esvai, e reina a velha e conhecida tristeza. Mas, para a sorte de Olavo, há alguém que não somente o considera, como se empenha em lhe fazer sorrir.

A tristeza que acomete Olavo não é o que se espera para uma criança. Ao longo da infância a previsão é: o brincar e o sorriso. Não o tempo inteiro, claro. Há sempre os obstáculos, os percalços de quem está engatinhando na vida. Mas, no geral, é no âmbito da alegria que as crianças se sentem melhor para exercitar a liberdade, o potencial criativo e os afetos. Quando isso não ocorre, é de grande valia que estejamos atentos aos nossos pequenos, oferecendo a eles a escuta e a atenção necessárias, seja em casa ou na escola. Afinal, nem toda criança tem uma vizinha como Olavo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788561695644
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25 cm x 17.5 cm x 1 cm
Peso: 300 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Empatia, Solidão, Amizade, Criatividade, Presente, Surpresa, Tristeza, Sofrimento, Vizinhança, Depressão, Moradia e habitação, Subjetividade, Vínculos Afetivos, Alegria, Sensibilidade, Prédio, Apartamento, Vizinhos
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49