Seleções > O pássaro encantado

O PÁSSARO ENCANTADO

Texto: Eliane Potiguara

Ilustração: Aline Abreu

Editora: Jujuba
No meio da mata, as crianças brincam vibrantes e alegres, até suas risadas serem interrompidas pelo exótico canto de um pássaro.
SINOPSE
Foto do resenhista Felícia Fleck
por Felícia Fleck

No meio da mata, as crianças brincam vibrantes e alegres, até suas risadas serem interrompidas pelo exótico canto de um pássaro.

Em um primeiro momento, ficam assustadas, mas logo surge a sábia avó que conta a história do pássaro, portador da ancestralidade de seu povo, que anuncia o florescer de algo novo, de um momento bom e mágico para a comunidade.

A premiada escritora indígena Eliane Potiguara narra uma história sobre luto, memória e os ciclos da vida, evidenciando o papel das avós no cuidado com os mais novos e a transmissão dos costumes, tradições e ensinamentos para a vida.

As ilustrações de Aline Abreu apresentam uma mescla de diferentes materiais, inspirados nos grafismos potiguaras e em sua própria memória ancestral.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2014
País: Brasil
ISBN: 9788561695538
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26.8 cm x 20.2 cm x 0.4 cm
Peso: 180 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Cultura indígena, Luto, Memória, Floresta, Criança, Ancestralidade, Avó, Moradia e habitação, Pássaros, Comunidade indígena, Aldeia
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Ed. Jujuba
SOBRE ELIANE POTIGUARA
Foto do autor Eliane Potiguara
Eliane Potiguara é descendente do povo potiguara. Vive no Rio de Janeiro. Sua escrita é fruto das lembranças de sua família, principalmente de sua avó, com quem aprendeu a ser quem é hoje. Viajou para vários países para relatar e lutar pelos direitos indígenas. Em 2005 foi indicada para o Prêmio Internacional "Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz". Também ganhou o Prêmio Literário do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, nos Estados Unidos, pela atuação política do livro A terra é a mãe do índio.
leia mais...
SOBRE ALINE ABREU
Foto do autor Aline Abreu
Aline Abreu nasceu e mora em São Paulo. Estudou Artes Visuais na FAAP e é Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Já ganhou o prêmio João de Barro e a distinção Cátedra Unesco PUC/RJ, teve livros selecionados para a lista de 30 melhores da Revista Crescer e ganhou o prêmio Monteiro Lobato da mesma revista pelo conjunto de sua obra.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49