Seleções > Menina amarrotada

MENINA AMARROTADA

Texto: Aline Abreu

Ilustração: Aline Abreu

Editora: Jujuba
Uma menina mora do lado de lá, onde as coisas são boas, apesar de meio cinzentas. Seu pai sempre viaja e volta logo para casa, até que um dia a menina acha que ele nunca mais vai voltar, nunca...
SINOPSE
Foto do resenhista Camila Werner
por Camila Werner

Nesta história, uma menina tem uma vida bastante normal, com "macarrão com tomate, leite com chocolate, biscoito de maisena", e até com coisas que nem todo mundo tem, como um balanço na árvore. Seu pai costumava viajar e voltar logo, mas um dia ele demora mais e ela pensa que ele nunca mais vai voltar, nunca. E as coisas vão ficando cinzas, chega uma tempestade e ela demora a aprender a lidar com esse novo sentimento que nem sabe nomear, mas que a deixa amarrotada.

Neste álbum ilustrado, a linguagem verbal e visual contam a história de maneira indissociável. E o objeto livro em si também tem um papel importante na narrativa, que ao propor a leitura de cima para baixo reforça ainda mais a ideia de uma separação, do "lá" da página de cima dominada pela imagem e do "aqui" da página de baixo dominada pela palavra. Ao explicitar o "aqui" é como se o leitor se tornasse uma terceira personagem da história, uma testemunha muito mais próxima desse relato. Essa divisão apenas se quebra quando a menina consegue lidar com os seus sentimentos.

As técnicas utilizadas também variam ao logo do livro e são usadas de maneira consciente pela autora para expressar os sentimentos da personagem. As ilustrações começam em preto, branco e tons de cinza, ganham um fundo de papel marrom amassado até finalmente ganharem um tom de amarelo que aquece o corpo e a alma. E aqui quem decide o final da história é o leitor.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788561695392
DIMENSÕES E ACABAMENTO
18.2 cm x 25.6 cm x 1 cm
Peso: 272 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro sem idade, Conto, Realismo cotidiano, Prosa poética
ASSUNTOS
Família, Desenvolvimento emocional, Paternidade, Amor, Tristeza, Abandono, Sofrimento, Depressão, Pai
SOBRE ALINE ABREU
Foto do autor Aline Abreu
Aline Abreu nasceu e mora em São Paulo. Estudou Artes Visuais na FAAP e é Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Já ganhou o prêmio João de Barro e a distinção Cátedra Unesco PUC/RJ, além de ter livros selecionados para a lista de 30 melhores da Revista Crescer. Também ganhou o prêmio Monteiro Lobato da mesma revista pelo conjunto de sua obra.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49