Seleções > Adelaide: a canguru voadora

ADELAIDE: A CANGURU VOADORA

Texto: Tomi Ungerer

Ilustração: Tomi Ungerer

Tradutores: Ronaldo Simões Coelho

Editora: Aletria
Uma canguru com asas e sua jornada em busca da própria identidade. Adelaide emociona do início ao fim da aventura.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Lançada originalmente na década de 1960, a obra do aclamado artista francês Tomi Ungerer conta a trajetória de uma canguru que estranhamente nasce com asas e, ao crescer, decide usá-las em busca de sua identidade. Depois de tanto desejar voar como pássaros e aviões, despede-se de sua família e segue o primeiro biplano que avista. É o início de uma aventura transformadora.

Na companhia do piloto, conhece alguns lugares e, ao pousarem em Paris, ela decide ficar. Adelaide passa por alguns perrengues e por meio da bonita amizade com o Monsieur Marius, ganha proteção, arte e trabalho. Na capital francesa, encontra várias estátuas, gárgulas, criaturas com asas semelhantes às dela, e descobre o quanto os seres alados foram especiais ao longo da História. Tudo segue bem, mas ainda falta algo precioso à canguru.

Certo dia, ao realizar feito heroico, Adelaide sofre um grave acidente e permanece hospitalizada para que se recupere das fraturas e ferimentos. Reconhecida pelo seu ato de bravura, torna-se até capa de jornal! Recuperada, Adelaide marca a construção de sua identidade por um desejo amoroso. Com atitude, ela mesma toma todas as providências para seguir ao lado de seu par.

O livro é um passeio pela capital francesa e por comportamentos. Um ensaio sobre coragem, empatia, liberdade e o feminino. Adelaide busca por si mesma e por seus pares e nos sugere que podemos muito. Ou melhor, podemos o tanto que conseguimos sustentar.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: França
ISBN: 9788561167974
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27 cm x 20 cm x 1.2 cm
Peso: 300 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para sentir medo, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Realismo mágico
ASSUNTOS
Empatia, Amizade, Arte, Força, Coragem, Conquista da autonomia, Acidente, Feminino, Altruísmo, Beleza, Liberdade, Teatro, Viagem, Aparência, Meios de transporte, Autonomia, Determinação, Museu, Avião, Dança, Escultura
SOBRE TOMI UNGERER
Foto do autor Tomi Ungerer
Grande artista de seu tempo. Cerca de 120 livros publicados e milhares de trabalhos com temáticas diversas, desde obras destinadas à infância a eróticos. Nascido na França, morou em Nova Iorque, Canadá e por fim na Irlanda. Escritor, ilustrador, artista gráfico, designer, foram os principais passeios artísticos de Tomi Ungerer. Uma de suas nuances mais ativistas foram as sátiras políticas e sociais estampadas em alguns dos principais jornais e revistas dos Estados Unidos.Entre prêmios recebidos, o Hans Christian Andersen (1998).
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49