Seleções > Meu pai era um cara legal

MEU PAI ERA UM CARA LEGAL

Texto: Keith Negley

Ilustração: Keith Negley

Tradutores: Thaíse Costa Macêdo

Editora: VR - Vergara & Ribas Editoras
Um menino conta (ou imagina?) como era a vida do pai antes de ele ser pai — até que era um cara legal. Mas por que será que deixou de fazer tantas coisas de que gostava?
SINOPSE
Foto do resenhista Camila Werner
por Camila Werner

Antes de se tornar pai, o personagem desta história teve uma banda de rock, divertia-se andando de moto por aí. Enfim, era um cara descolado, que sabia curtir a vida. Pelo menos é isso que o filho imagina. E ele se pergunta porque o pai teria parado de fazer todas essas coisas e se tornado uma pessoa séria.

A narrativa é contada a partir do ponto de vista de um menino que observa o pai realizando atividades cotidianas, como arrumar e limpar a casa, ou cuidar do filho. Ao mesmo tempo, ele conta sobre como a vida do pai era interessante antes de ele nascer. Esta comparação é narrada por páginas duplas intercaladas que mostram o pai no presente e no passado em posições muito parecidas, mas realizando atividades completamente diferentes. Essa similaridade entre as ilustrações incentiva o leitor a ir e voltar várias vezes — na página e no tempo — como num jogo de sete erros, para ver o que permaneceu e o que mudou. A certa altura, pai e filho saem de casa e vão passear no parque. Não por acaso, as páginas que ilustram a intensa interação que se desenrola entre pai e filho a partir daí não têm texto verbal. O passeio, as brincadeiras e a proximidade entre pai e filho ajudam o menino a resolver o mistério desse homem que na verdade nem é tão sério assim, e até faz o filho passar um pouquinho de vergonha.

Um livro que conta a visão de um menino sobre o pai e, por consequência, da paternidade. Um olhar delicado e sem preconceitos sobre essa relação essencial à vida das crianças e sobre a vida adulta.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: Estados Unidos
ISBN: 9788550700960
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27 cm x 23 cm x 0.5 cm
Peso: 200 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Paternidade, Pai
SOBRE KEITH NEGLEY
Foto do autor Keith Negley
Keith Negley cresceu em uma pequena cidade do estado norte-americano do Wisconsin e hoje vive perto de Bellingham, em Washington. Formou-se no Milwaukee Institute of Art and Design e fez mestrado na School of Visual Arts em Nova York. Já publicou diversos livros para crianças e em 2016 foi um dos finalistas da medalha Kate Greenaway, prêmio britânico que reconhece as melhores ilustrações em livros para crianças. Seu trabalho como ilustrador já foi publicado em diversos jornais e revistas, como o The New York Times e a revista New Yorker; além de capas de livros e discos.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49