Seleções > Se eu abrir esta porta agora

SE EU ABRIR ESTA PORTA AGORA

Texto: Alexandre Rampazo

Ilustração: Alexandre Rampazo

Editora: SESI-SP
Por trás da porta do armário pode haver uma criatura assustadora, melhor não arriscar! Será mesmo? Descubra as múltiplas possibilidades por meio da imaginação de um garoto e das surpresas propostas por Alexandre Rampazo.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

O medo é algo aprendido. Crianças pequeninas, geralmente, não têm receio de, por exemplo, andar no escuro ou abrir a porta do armário. O medo é uma construção subjetiva que varia para cada criança, resultado das palavras recebidas dos adultos que lançam "volta, neném, o bicho vai te pegar!" ou mesmo de situações diversas do cotidiano, episódios de desenhos animados, histórias contadas.

Pois bem, neste livro, o protagonista parece zombar de um antigo medo: "Se eu abrir esta porta agora... um monstro terrível pode estar me esperando do outro lado", e cita outras criaturas assustadoras com familiaridade, como se fossem seus velhos conhecidos. Vampiro, Lobo, Saci permeiam o seu imaginário, no entanto, não o assustam mais. O menino já sabe que por trás da porta do armário há o que ele imaginar e, inclusive, pode encontrar um certo brincalhão pronto para se divertir.

É um livro-objeto, num formato sanfonado, que remete a portas diversas, como se ao abrir cada uma delas, existisse um mundo de possibilidades. De um lado, o autor retratou personagens que comumente perpassam pelo imaginário das crianças. Do outro, as portas revelam gaiatices do menino e a alternativa enriquecedora do encontro com um amigo.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788550407289
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 13.8 cm x 1.6 cm
Peso: 240 g
Páginas: 56
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano, Prêmio FNLIJ - Criança, Prêmio FNLIJ - Melhor Projeto Editorial
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para sentir medo
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro-objeto, Livro sanfonado, Parlenda
ASSUNTOS
Hora de dormir, Surpresa, Suspense, Medo, Humor, Monstros, Curiosidade, Seres mágicos, Personagens
SOBRE ALEXANDRE RAMPAZO
Foto do autor Alexandre Rampazo
Em se tratando de livro ilustrado, o paulistano Alexandre Rampazo é um dos artistas brasileiros mais premiados da atualidade. Formado em Design pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, atuou em diversas áreas das artes visuais mas atualmente se dedica às narrativas literárias para a infância. Escreveu e ilustrou Orbitar, Coisas para deslembrar, O que é que isso é?, Imensamente pequeno, Eustáquio, o mágico magnífico, Um belo lugar, Pinóquio – O livro das pequenas verdades, A história do pássaro e o realejo, Se eu abrir esta porta agora…, Aqui, bem perto, A cor de Coraline, Este é o Lobo entre outros. Ilustrou também textos de outros autores e tem por volta de 70 livros editados.No Prêmio Jabuti, já teve por 9 vezes obras finalistas e 3 livros vencedores. É Hors Concours do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil tendo recebido esta premiação em 6 oportunidades. No Prêmio Biblioteca Nacional foi laureado com 2º e 3º lugar e ainda recebeu o Premio Fundación Cuatrogatos; selos “Altamente Recomendável” FNLIJ; Troféu Monteiro Lobato; selos Cátedra Unesco e tem obras no clube de leitura ODS da ONU. Participou da 26th Biennial of illustrations Bratislava, seus livros estão nas listas “30 melhores livros infantis – revista Crescer” e tem obras selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ’s Selection Bologna Children’s Book Fair. Seus livros foram publicados no Brasil, América Latina e Europa.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49