Seleções > Os dois irmãos

OS DOIS IRMÃOS

Texto: Wander Piroli

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: SESI-SP
A emocionante história de amor, perda e dor, escrita por Wander Piroli, um dos maiores cronistas brasileiros, e ilustrada pelo premiado Odilon Moraes.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

No cotidiano de um bairro, dois galos vivem em uma oficina mecânica e contam com a proteção dos empregados. Passeiam pelas ruas, ciscam, escapam de atropelos em cenas sincronizadas. Quando chega o pôr do sol, pulam pelos carros em busca de um galho do pé de manga, onde repousam lado a lado, até o anúncio do dia seguinte.

Faziam absolutamente tudo, juntos.

A partir da capa em tons melancólicos, já é possível supor que se trata de uma história tristonha. Pois, certo dia, apenas um galo canta e todos no bairro procuram pelo irmão desaparecido. O que terá acontecido? Cabe ao leitor dar nome ao que sente o galo solitário e também ao final desta história.

Tão importante quanto dar espaço para os nomes mais recentes da literatura e dos livros para crianças, é resgatar o talento daqueles que deixaram seus olhares registrados, como no caso da escrita do jornalista e escritor mineiro Wander Piroli, falecido em 2006. Em seus contos dedicados ao público adulto ou nos textos para crianças e jovens, Piroli compartilha conosco o que lhe atravessa no cotidiano da cidade de Belo Horizonte. Eis então uma excelente oportunidade para ampliarmos a nossa forma de ler e compreender o nosso país. Já as ilustrações são de Odilon Moraes, que empresta o seu traço para ressaltar a memória de um lugar e a dor de uma perda. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788550405964
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21 cm x 17 cm x 0.4 cm
Peso: 200 g
Páginas: 34
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
irmãos, Luto, Cotidiano, Amizade, Amor, Suspense, Morte, Tristeza, Costumes antigos, Sofrimento, Animal de estimação, Bicho de estimação, Angústia
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Revistas PUC - Artigo científico
SOBRE WANDER PIROLI
Foto do autor Wander Piroli
Nasceu na Lagoinha, bairro periférico da capital mineira. Formou-se em Direito, mas atuou por pouco tempo em causas trabalhistas. Como jornalista, trabalhou em várias redações de Belo Horizonte entre os anos de 1950 e 2000, consagrando-se como um dos maiores cronistas de seu tempo.Lançou seu primeiro livro em 1966, A mãe e o filho da mãe, depois, publicou contos, crônicas, alguns especialmente dedicados a crianças e jovens. Lançando o olhar sobre as mazelas da periferia mineira.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49