Seleções > Ismália

ISMÁLIA

Texto: Alphonsus de Guimaraens

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: SESI-SP
Um poema consagrado do Simbolismo brasileiro, que ganha uma nova potência com as ilustrações de Odilon Moraes e o formato em sanfona deste livro. Uma obra sobre o sonho, a loucura, o desejo e a espiritualidade.
SINOPSE
Foto do resenhista Marina Fortes
por Marina Fortes

"Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar..."

Um poema simbolista de Alphonsus de Guimaraens que a maioria dos leitores adultos reconhecem desde os primeiros versos. O Simbolismo foi uma resposta ao cientificismo do século XIX, em que o Realismo e o Naturalismo dominaram o campo literário. Ao contrário desses dois movimentos literários, o Simbolismo foi um estilo artístico marcado pelo subjetivo, por um olhar místico, repleto de símbolos e sons. Mas este livro, com esta edição, proporciona uma experiência completamente nova de leitura até mesmo para o leitor que já sabe esses versos de cor.

O livro chega em uma luva marrom, que revela uma capa-dura branca com uma única flor desenhada. Ao abri-la, temos um livro sanfonado com ricas ilustrações que obriga o leitor a pausar sua leitura a cada dupla de versos para desdobrar outra página.

Dando corpo e cores a Ismália, Odilon Moraes aprofunda os símbolos almejados pelo poeta, permite ao leitor viver o mesmo desvario da personagem e ver, assim como ela, a lua cheia brilhar no céu e no mar. Ismália foi um dos primeiros livros do ilustrador e o ajudou a consagrar o seu estilo no álbum ilustrado brasileiro, com seus tons de ocre e um olhar único para a representação das emoções de suas personagens.

Isabel Lopes Coelho, doutora em Literatura e coordenadora editorial deste livro, em sua publicação original pela editora Cosac Naify, comenta na apresentação da obra: “Ismália é exemplo de integração entre texto e imagem realizada de forma única por meio de um projeto gráfico cuidadoso. [...] O livro foi pensado como objeto único e coeso em todos os seus aspectos.”

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788550405612
DIMENSÕES E ACABAMENTO
12.4 cm x 16.9 cm x 0.8 cm
Peso: 154 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Livro-objeto, Poesia, Livro sem idade, Livro sanfonado
ASSUNTOS
Solidão, Morte, Sonho, Desejo, Fantasia, Depressão, Alma, Espiritualidade, Loucura, Mito de Narciso, Saúde mental, Suicídio, Poesia, Poesia Simbolista, Imaginação
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Forma e sonho
SOBRE ALPHONSUS DE GUIMARAENS
Foto do autor Alphonsus de Guimaraens
Nasceu na cidade de Ouro Preto (MG), filho de comerciante português e de uma sobrinha do escritor romântico Bernardo Guimaraens. Estudou na cidade natal e depois cursou Direito em São Paulo. Ao retornar para Minas Gerais, desempenhou a função de juiz em Conceição do Serro e, posteriormente, em Mariana.
leia mais...
SOBRE ODILON MORAES
Foto do autor Odilon Moraes
Odilon Moraes nasceu em São Paulo em 1966 mas mudou-se pequeno para o interior. Voltou à capital para estudar arquitetura na FAU-USP mas nunca exerceu a profissão. A paixão pela ilustração e pelos livros o levou para outros caminhos. Já escreveu e ilustrou mais de 50 livros. Ganhou o prêmio Jabuti e o prêmio FNLIJ de melhor livro do ano algumas vezes. Além de escrever e ilustrar, dá cursos e oficinas sobre a história do livro ilustrado.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49