Seleções > Na floresta

NA FLORESTA

Texto: Liniers, Federico Pazos, Pablo Cabrera, Power Paola, Decur, María Elina

Editora: WMF Martins Fontes
Os contos de fadas dos irmãos Grimm são apresentados ao leitor em forma de quadrinhos neste livro que reúne seis releituras. Os artistas contam as suas versões e mostram uma diversidade de traços culturais.
SINOPSE
Foto do resenhista Elzilene Nóbrega
por Elzilene Nóbrega

O livro reúne seis releituras em quadrinhos de contos de fadas publicados inicialmente pelos irmãos Grimm. Todos os recontos são ilustrados por artistas diferentes, com trajetórias artísticas e culturais distintas, e cada um com seu traço singular. "João e Maria" por Federico Pazos; "João de Ferro" por Pablo Cabrera; "Branca de Neve" e "Rosa Vermelha" por Power Paola; "A Senhora Holle" por Decur; "Jorinda e Joringel" por María Elina e "O príncipe Sapo" por Liniers.

Os enredos das releituras apresentam uma passagem das personagens pela floresta ou em cenários com árvores. Esse local é mágico, misterioso, mas também pode ser perigoso, ou uma oportunidade de transformação da personagem. Geralmente, a passagem pela floresta possibilita uma descoberta de algo encantado e surpreendente para a narrativa, ou para a resolução de conflitos das próprias personagens.

Os contos de fadas são narrativas recheadas de significados, que apresentam uma linguagem simbólica e plurissignificativa, contribuindo para a formação integral de leitores de todas as faixas etárias. Este livro, em especial, por apresentar o gênero em quadrinhos, é muito atrativo para as crianças maiores, ou seja, os leitores fluentes.

Durante a leitura deste livro, as crianças poderão conhecer novos contos de fadas, ou não tão populares, e apreciar os detalhes das ilustrações de cada conto, estabelecer comparações, definir suas preferências e ampliar seus contatos com diversas narrativas visuais.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2019
País: Argentina
ISBN: 9788546902477
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 16 cm x 1 cm
Peso: 150 g
Páginas: 91
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para sentir medo, Para se emocionar
GÊNEROS
História em quadrinhos, Conto de Fadas, Reconto
ASSUNTOS
Família, Amor, Transformação, Medo, Floresta, Inveja, Beleza, Abandono, Generosidade, Bondade, Crueldade, Subjetividade, Avareza, Vaidade
SOBRE LINIERS
Foto do autor Liniers
Argentino de Buenos Aires, o cartunista Ricardo Liniers Sir possui uma lista extensa de produções que atravessa mares e encanta diferentes públicos. É mundialmente conhecido pelas tirinhas Macanudo. Duas vezes vencedor do Troféu HQ Mix, como melhor desenhista estrangeiro, ele segue estudando e mostrando ao mundo sua arte através de exposições, livros, tirinhas e desenhos ao vivo, como fez em shows em parceria com Kevin Johansen.
leia mais...
SOBRE FEDERICO PAZOS
Foto do autor Federico Pazos
Ilustrador e quadrinista. Principais clientes: Grupo Clarín (Revistas Genios e Jardín de Genios); Edelvives; Grupo Editorial Norma; A vanguarda; Ediciones En Babia (Autor da história em quadrinhos Lola Garaje e animador); Help in Action (Illustrator e animador); Júnior muito interessante; Les Inrockuptibles; Petrobras; Plaza Dorrego Editores; Superestudio (ilustrador e animador); Gesfomedia (ilustrador e animador).
leia mais...
SOBRE PABLO CABRERA
Foto do autor Pablo Cabrera
Nasceu em Buenos Aires em 1975. Estudou Desenho Gráfico e estudou durante quatro anos no Instituto Nacional de Arte (IUNA), onde se interessou especialmente por desenho e gravura. Paralelamente aos estudos formais, frequentou o workshop do cartoonista Elenio Pico durante cinco anos. Atualmente frequenta a clínica de trabalho Gabriel Baggio. Entre 2008 e 2009 participou da Canasta (espaço multidisciplinar, biblioteca, videoteca e showroom). Lecionou desenho na Taller Canoa, espaço de experimentação criado em parceria com Julián Gatto e Maricel Nowacki. Tem participado em inúmeras exposições coletivas e individuais, tanto a nível local como internacional. Em 2011 foi convidado a colaborar em um projeto de artes visuais para o BMW Guggenheim Lab (Nova York). Em 2015 deu início a um projeto pessoal que culminou em 2016 com duas exposições em Tóquio, patrocinadas pela Embaixada da Argentina no Japão.
leia mais...
SOBRE POWER PAOLA
Foto do autor Power Paola
Nascida na cidade de Quito, capital do Equador, Paola passou boa parte da infância na Colômbia e, quando adulta, morou em países como França e Austrália. Hoje, reside em Buenos Aires, capital da Argentina, acompanhada de sua fiel companheira: a bicicleta. 
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49