Seleções > A fada Sempre-Viva e a galinha-fada

A FADA SEMPRE-VIVA E A GALINHA-FADA

Texto: Sylvia Orthof

Ilustração: Salmo Dansa

Editora: FTD
Uma pitada de irreverência, um abanico mágico, uma brisa e um rei mandão fazem parte desta aventura de uma fada velhota que, a seu modo, também dá suas cambalhotas...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Sylvia Orthof conhece bem fadas e galinhas. Uma ou outra está quase sempre em suas histórias rimadas e ritmadas por frases curtas, festivas e carinhosas. Neste conto, Sempre-Viva é uma senhora, tipo vovó ou bisavó, que usa um leque em vez de varinha de condão. Especialista em bater claras em neves, quando vai pra cozinha ela veste um avental feito de retalhos de firurifim, pega uma tigela, um garfo de imitação de ouro — sinal dos tempos de crise econômica que pega todo mundo! E ela precisa de setenta e quatro ovos para fazer um bolo para a Vossa Majestade... e precisa justamente de uma galinha-fada, nada de galinha frita, assada ou ensopada.

Qualquer ajuda é bem vinda, seja de anjo ou de motoqueiro, um quiriquiqui aqui, um quequequé acolá e a autora-escritora-dramaturga vai puxado uma palavra atrás da outra como se a frase fosse uma corda onde ela se equilibra, primeiro para se divertir, depois para enrolar e laçar o leitor numa trama rocambólica. No entanto, a cada pausa, um comentário astuto Sylvia Orthof dispara: ela lida com imagens e ideias, num tipo de humor circense e teatral que parece vermos o corpo e a fala das personagens cena a cena se contorcendo. Pense na agrura de uma galinha gorda tão gorda, de meias listradas, no momento de colocar o último ovo!

Clara em neve, bolo e no final um suspiro: você come e suspira uma nova história, tal é o convite da história publicada em 1986 com ilustrações originais de Tato e depois, em 2007, com ilustrações de Salmo Dansa, ambos utilizando a técnica do desenho com lápis de cor.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2007
País: Brasil
ISBN: 9788532262790
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24 cm x 21 cm x 0.3 cm
Peso: 100 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Poema narrativo
ASSUNTOS
Poder, Nonsense, Humor, Magia, Disparates, Absurdo, Seres mágicos, Fadas, Galinha, Reis e Rainhas, Cozinhar, Receita culinária, Opressão, Crise Econômica, Governantes, Sátira
SOBRE SYLVIA ORTHOF
Foto do autor Sylvia Orthof
Foi escritora e dramaturga. Estudou em Paris na Escola de Teatro fundada por Jean-Louis Barrault e teve aulas de mímica com Marcel Marceau. Trabalhou na década de 1960 no Grupo de Teatro Artistas Unidos, no Teatro Brasileiro de Comédia e na TV Record. Iniciou na área de dramaturgia infantil como autora, diretora, pesquisadora e professora. Fundou, no Rio de Janeiro, a Casa de Ensaios Sylvia Orthof, exclusivamente dedicada a espetáculos infantis. Escreveu para a Revista Recreio. É uma das maiores escritoras do Brasil em literatura infanto-juvenil; sua obra, extensa, em torno de cem títulos, recebeu todos os grandes prêmios brasileiros.
leia mais...
SOBRE SALMO DANSA
Salmo Dansa é artista plástico e pesquisador das diferentes materialidades do livro de artista, do livro-objeto e das possibilidade de ilustrar livros para crianças com diferentes técnicas e materiais pouco convencionais: cabelo, calda de açúcar, bordado industrial, pétalas de flores, fogo, ferrugem, cédulas de dinheiro, velhos negativos de fotografia, catálogo de cores de tinta para parede etc. Nasceu no Rio de Janeiro e a ilustração de livros tem sido uma atividade constante em sua vida desde 1992, adequando sua linguagem visual a elementos encontradiços na própria narrativa numa relação de pertinência entre a palavra e a imagem.Tem recebido o reconhecimento nacional e internacional de instituições e prêmios, como os selos de “Altamente Recomendável” pela FNLIJ, Prêmio UBE 2002, inclusão na lista do White Ravens e o Concurso Utopia, promovido pela seção colombiana do IBBY em 2000. Na área de educação, trabalhou na Fundação Cecierj, professor da FAETEC e da Escola de Belas Artes da UFRJ, fez doutorado em Design pela PUC-Rio e integra a equipe de especialistas do Instituto Interdisciplinar de Leitura – iiLer, que acolhe a Cátedra UNESCO de Leitura.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49